Image hosted by Photobucket.com
10.8.06
 

A noite de 24 de Fevereiro de 1973, no Village Vanguard, em Nova Iorque, assinalou a estreia de um novo grupo do pianista Keith Jarrett. Ao trio base, com Charlie Haden e Paul Motian, que vinha estruturando desde Julho de 1971, altura em que saltou em andamento do grupo de Miles Davis, Jarrett adicionou um percussionista ocasional, Danny Johnson, e, aspecto maior a considerar, o saxofonista tenor Dewey Redman, como extensão do trio, espécie de guarda avançada ou ponta de lança com que o pianista esperava tornar a sua música mais expansiva e acutilante.
Das actuações no Vanguard saiu “Fort Yawuh”, o primeiro disco de Keith Jarrett para a Impulse!, registo daquela que ficou para a história como uma das mais brilhantes actuações do “quarteto americano”, grupo que perdeu em atenção mediática e de audiência em favor das aventuras europeias a solo e com Jan Garbarek (o celebrado “quarteto europeu”, com Palle Danielsson e Jon Christensen), a que a máquina da ECM, com a qual iniciara uma relação contratual em 1971, deu toda a projecção possível.
Eclipsado por álbuns como “The Köln Concert”, “Belonging” ou “My Song”, que correspondem sensivelmente ao mesmo período (“My Song”, um pouco mais tardio), “Fort Yawuh” passou discretamente, tendo vindo progressivamente a ser reavaliado em alta com o passar dos anos, à medida em que o olhar atento e retrospectivo tem permitido redescobrir os tesouros que encerra. E são valiosos, como síntese de um rico e variado percurso anterior, adivinhando-se o cuidado que o pianista pôs na construção, a partir da diversidade de estilos e modos de fazer, de um som personalizado.
As fontes de inspiração mais imediatamente reconhecíveis são Miles, Bill Evans e Ornette Coleman, ritmicamente melhorado com alusões afro-funk-groove. É neste último segmento que Dewey Redman foi pensado para fazer particular sentido, dada a sua estadia junto de Ornette. A Jarrett interessava explorar algumas das ideias harmónicas e melódicas do mestre de Fort Worth, Texas, e desafiar-se a si próprio e à nova equipa, expandindo a música em diferentes direcções. “Quando se tem dois homens do quarteto Ornette Coleman [Haden e Redman], onde nunca se ouviu um piano, e cujo líder é agora um pianista, it´s a very touchy situation”, disse Jarrett ao crítico e jornalista Michael Ullman.
A reedição de “Fort Yawuh” acrescenta o tema Roads Travelled, Roads Veiled, a peça mais longa, com a duração de 20 minutos que, por falta de espaço, não fez parte da edição original. Keith Jarrett aparece a tocar saxofone soprano, passando o grupo, após intróito em piano solo e enunciação do tema, a dois sopros, contrabaixo e percussões de inspiração afro. Jarrett essencial.
No ano seguinte, em Outubro de 1974, o mesmo quarteto americano + 1 (que aqui passou a ter Guilherme Franco no lugar de Danny Johnson) viria a gravar “Death and the Flower” também para a Impulse!, disco de pendor mais abstraccionista, por comparação quer com “Fort Yawuh”, quer com os discos que Keith Jarrett vinha cunhando para a ECM com o quarteto europeu.
Neste caso, no desenvolvimento de parte das ideias de “Fort Yawuh”, flautas e percussões afro-asiáticas conferem maior exotismo e espaços mais abertos, em que os aspectos ligados à meditação passam a ser tidos em conta, antecipando os contrastes marcantes com as futuras realizações de Keith Jarrett, sobretudo em trio. Pelo meio, tempo houve para Keith Jarrett dar largas ao interesse pelos grandes espaços de improvisação free a partir de breves linhas melódicas, sobretudo ao vivo, antes de regressar ao espaço concentracionário que, por comparação, passou a ser o Standards Trio que mantém activo até hoje, alive and kicking. “The magic number for improvisation”.
Ambos os discos surgem agora reedição conjunta e remasterizada, revista e aumentada, da britânica BGO Records, entidade especializada neste tipo de programas.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Com humor e ironia, o Trio Sowari, formado por Phi...
  • Como me dizia há dias o R. T., este disco, ouvido,...
  • 'No Fear' & 'Application Interaction And...'John ...
  • Dan Warburton, Marcelo Aguirre, David Cotner, Nate...
  • "No Choice", recente edição da francesa Minium, é ...
  • "Serial Port: A Brief History of Laptop Music"Text...
  • Extraordinário recital de improvisação livre de Lê...
  • A sustentação é do contrabaixista Gerald Benson e ...
  • Anunciado como estreia mundial, o trio ad-hoc form...
  • Foi há relativamente pouco tempo. Apenas em 2004 t...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger