Image hosted by Photobucket.com
9.8.06
 

Com humor e ironia, o Trio Sowari, formado por Phil Durrant, Burkhard Beins e Bertrand Denzler, três improvisadores com proveniências europeias (e estéticas) assaz diferentes – Londres, Berlim e Paris – titulou o disco publicado em 2005 pela francesa Potlatch, de "Three Dances".
Quem conhecesse o trabalho precedente destes afincados trabalhadores da música electroacústica do Velho Continente, publicado, além da Potlatch, na Grob, Confront, Erstwhile, Rossbin, Zarek, Matchless, For 4Ears, Emanem ou na Ambiances Magnétiques, anteciparia que, com danças ou algo afim, a sua música dificilmente se haveria de parecer. Quem aqui dança são os neurónios do ouvinte, estimulados pela actividade sonora do trio, mesmo que o bulício gerado, feito de rumores que se propagam quase em segredo, em nada se pareça com o que possam sugerir os títulos das três peças.
Rondo (15'45), Bolero (11'04) e Tumble (25'21) desenvolvem-se em movimentos de lento arrastar por entre espaços interiores, caminhos cruzados e sinuosos, com uma geometria que, parecendo aleatória, esconde todo um mundo de rigor e disciplina. É nesses ambientes que se produzem e se organizam blocos de sons microscópicos reminiscentes de vida mecanizada e industrializada, que se agita num burburinho metálico, actividade que faz todo o sentido enquanto forma relevante de organização sonora.
A gestualidade, suave e longa, quase não permite identificar as fontes sonoras, que tanto podem ser a electrónica (Durrant não utiliza o violino, fica-se pelo software, samplers, sintetizadores e tratamento sonoro electrónico), como as chamadas extended techniques aplicadas ao saxofone tenor de Bertrand Denzler, ou a manipulação de objectos, peles e pratos da bateria que o alemão Burkhard Beins tão bem realiza.
A virtual impossibilidade de percepção da fonte sonora que produz cada som em cada momento, sendo relevante em si mesma, perde interesse em favor de uma escuta concentrada na actividade colectiva, aquela que, valorizando o rio em detrimento dos seus afluentes, parte à procura das mais excitantes aventuras no mundo da nova música improvisada.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Como me dizia há dias o R. T., este disco, ouvido,...
  • 'No Fear' & 'Application Interaction And...'John ...
  • Dan Warburton, Marcelo Aguirre, David Cotner, Nate...
  • "No Choice", recente edição da francesa Minium, é ...
  • "Serial Port: A Brief History of Laptop Music"Text...
  • Extraordinário recital de improvisação livre de Lê...
  • A sustentação é do contrabaixista Gerald Benson e ...
  • Anunciado como estreia mundial, o trio ad-hoc form...
  • Foi há relativamente pouco tempo. Apenas em 2004 t...
  • A escala é monumental, a energia avassaladora, a e...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger