Extraordinário recital de improvisação livre de Lê Quan Ninh, percussionista franco-vietnamita com formação académica em piano e percussão, no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian, no âmbito do Jazz em Agosto / 2006. Em palco, Ninh dispôs um único timbalão sobre o qual esculpiu sons resultantes da vibração de uma série de corpos (pratos, taças, pinhas, bolas, arcos…) numa sinfonia de pele, metal e madeira em que se equilibram texturas, timbres e uma intensa exploração dinâmica. Impressionantes a fisicalidade, respiração, fulgurâncias e o tremor que vem da mistura de diferentes frequências sonoras. Um caso raro de sensibilidade, intuição e competência técnica, Ninh arrisca tudo e escapa à codificação das correntes mais dominantes da música improvisada actual, através da procura de um posicionamento que, sendo embora influenciado pela actividade de outros percussionistas, adquire uma substância e um formalismo únicos, cujo núcleo transporta informação com referências às correntes do free jazz, da composição contemporânea e da improvisação europeias, reconhecíveis em determinadas afinidades. E, sobretudo, de um esforço e dedicação na procura simultânea de um caminho estético livre de academismos estultos, e da sua própria voz, numa área musical e num tipo de instrumentação em que a indiferenciação é um risco elevado a ter em conta.
A solução encontrada é a da permanente interrogação através uma poética de combate político pela liberdade (de criação, de expressão, de afirmação do individual face ao colectivo), a que não é estranho o pensamento político libertário. Combate em que a música pode ter um papel determinante enquanto força que elimina barreiras entre os homens, tarefa em que o artista adquire um papel determinante enquanto agente de transformação social através do som. Lê Quan Ninh dedicou o concerto às pessoas que estão a sofrer no Líbano.
Lê Quan Ninh
Domingo, 6 Ago 2006, 18:30 - Auditório Dois da Fundação Gulbenkian