Uma mais que curiosa incursão nos domínios aventurosos da instalação sonora moderna. Jon Brumit socorreu-se de tudo o que tinha à mão para fabricar o objecto sonoro que neste momento me está a zunir aos ouvidos. Zunir quer dizer isso mesmo, mas também significa zoar, frigir, troar, assolar, rebarbar e esgravatar com electrónica, guitarras, percussão, objectos sensorialmente irreconhecíveis mas apelativos, samples, loops, processadores sonoros vários, o diabo a quatro. Brumit sabe onde é que dói mais e carrega sem dó nem piedade. No melhor sentido da expressão. Extremista radical e niilista empedernido? Nem tanto. Talvez mais um experimentalista sonoro, iconoclasta e ruidista militante, que gosta e sabe combinar lixo sonoro de modo a criar paisagens alienígenas e, ainda assim, fortemente humanizadas. Ou não fôra esta a banda sonora de um filme intitulado Vendetta Retreat, que ainda está para ser feito, mas já é possível imaginar por onde vai seguir. O ponto é esse mesmo: Jon Brumit convida toda a gente a enviar-lhe ideias e projectos visuais que possam contribuir para a realização da grande fitassa, funcionando o disco como lebre para as ideias criativas, mais ou menos doentias, isso agora é com cada um, dependendo do estádio de evolução. Segue o aviso abaixo. Entretanto, há que ouvir o audio de Vendetta Retreat para se perceber quão intrigantemente estranho o produto sonoro é, e mais ainda, quem o ouve e gosta. Música de ambientes estranhos ou outra forma de improvisação especialmente apreciável por aqueles de nós que amam o ruído exploratório organizado.
«If you would like to be part of VENDETTA RETREAT The Motion Picture, send in your written response to the soundtrack, or experiences real or imagined on the theme of revenge. Submissions will remain anonymous. All contributors will be listed independent of their submissions. Send MOVs or AVs up to 30 seconds in length by first visiting Jon Brumit's Web Site. Deadline for submission is July 3, 2006».