Música & Mass Media Quatro conferências para a Culturgest Por Jorge Lima Barreto
4 de Janeiro – Disco Como o disco conserva e reproduz; registo e edição. O disco-objecto, o disco como instrumento musical. Alguns discursos discográfico-musicais (ex: o hip-hop)
11 de Janeiro – Rádio A Rádio, com um forte pendor ideológico, fez surgir uma verdadeira estética radiofónica. Nalguns casos o próprio aparelho de rádio foi assumido como instrumento (ex: Kurtzwellen, de K. Stockhausen)
18 de Janeiro – Cinema e Vídeo Do cinema mudo, acompanhado por música, ao filme sonoro, desenvolveu-se uma estética metamusical sonoplástica de grande funcionalização (ex: Miles Davis para Fim-de-semana no Ascensor). A TV e o vídeo, como o cinema, incorporaram a música como um seu elemento artístico, surgindo várias expressões da video music.
25 de Janeiro – Multimedia As Músicas automáticas, a Música electroacústica, a programação e a composição de Música assistida por computador. A Música e a poliarte (escultura sonora, instalação). A Música e a comunicação à distância (ex. Perfect Lives de Bob Ashley)