Image hosted by Photobucket.com
6.6.05
 

Festa do Jazz, entre 2 e 4 de Junho, na primeira parte dos já afamados Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, edição de 2005. Terceira de um ciclo iniciado em 2003, que beneficia das sinergias resultantes da parceria entre o Jazz ao Centro Clube e a Câmara Municipal de Coimbra, entidade apoiante desde a primeira hora.

Surpresas, confirmações e mais surpresas, na pluralidade de ofertas que atravessaram os três dias e noites vividos em Coimbra, entre o recital solo e a orquestra, assumida aposta na diversidade e na abrangência de estilos e linguagens do jazz actual.

A primeira das propostas surpreendentes chegou pelas mãos de João Paulo, a quem coube abrir o festival. Surpresa, não pelo lado da técnica e da inventividade musical que lhe são de há muito reconhecidas, mas pela elevada maturidade e apuro estilísticos, menos marcados pela porventura excessiva proximidade à leitura jarrettiana do piano de outrora. João Paulo, em noite de grande inspiração, escolheu um programa entremeado de improvisação livre e reinterpretação de temas da tradição popular portuguesa, reafirmando-se como um dos valores mais seguros e relevantes do piano jazz em Portugal.

Logo após a prestação de João Paulo, subiu ao palco o quarteto de recente formação liderado pelo baterista norte-americano Lou Grassi, o Avanti Galoppi. Com Grassi, tocaram Herb Robertson, trompete de bolso, Rob Brown, saxofone alto, e Ken Filliano, contrabaixo. O Avanti Galoppi, ao vivo, não se afastou do que se conhece do disco homónimo editado pela CIMP em 2004. Equilibrando em combinações diversificadas um certo swing moderno, a escrita musical de todos os membros, a improvisação serviu de força aglutinadora da multiplicidade de similitudes e contrastes. Jazz vanguardista de recorte melódico e pujança rítmica, cuja explicação didáctica foi dada pelo quarteto no dia seguinte, perante escasso público estudante e outro simplesmente curioso e interessado em ouvir de viva voz como se faz e porque se faz.

Ao segundo dia aportou a Coimbra o quarteto de Michel Portal, Louis Sclavis, Sébastien Boisseau e Daniel Humair. Como escrevi num texto de antevisão deste concerto, o que nos foi dado ver e ouvir foi a exibição ao vivo e em directo do funcionamento de uma máquina complexa e altamente sofisticada, que swinga e improvisa colectivamente a um nível de excelência. Pouco mais há a dizer de um programa irrepreensível, de tão eficaz e bem tocado. Uma eloquente reafirmação da história e da contemporaneidade do jazz francês, com Portal e Sclavis em mano-a-mano, exibindo tudo o podem e sabem fazer com o saxofone soprano e o clarinete baixo, escorados pela extraordinária marcação rítmica de Sébastien Boisseau e Daniel Humair. Sai sempre bem, ainda que às vezes pareça um pouco ligado ao piloto automático.

A fechar a primeira parte do ciclo, duas propostas: primeiro, a do Rudresh Mahanthappa Quartet, saxofonista alto que já está no topo da sua arte, mas ainda com capacidade de crescimento e de maturação artística. Rudresh soou sempre bem, tanto na velocidade estonteante da montanha russa, como nos temas que apelaram ao lirismo, sem cair na pieguice. Mesmo um ou outro pormenor maneirista não estragou uma exibição de grande categoria, cheia de técnica, fôlego, sensibilidade, e, sobretudo, muita emoção, que é o que mais conta. Rudresh muito ficou a dever à articulação com o piano de Vijay Iyer, o distinto «long time partner in crime», como o saxofonista a ele se referiu. A noite foi também de François Moutin e de Elliot Humberto Kavee, pelo acompanhamento vigoroso em contrabaixo e bateria.

A maior e mais gratificante das surpresas do festival – as demais não constituíram propriamente grandes surpresas, inscrevendo-se antes no domínio da confirmação do que já se conhecia em disco – foi a assim designada JACC Workshop Orchestra (JWO). Um decateto organizado sob a forma de cooperativa ad-hoc de músicos portugueses, que aceitaram o desafio de serem dirigidos por Adam Lane, compositor e improvisador norte-americano, especialmente requisitado pelo Jazz ao Centro Clube para, durante três tardes, com um notável grupo de jovens músicos portugueses ou a trabalhar em Portugal, preparar a apresentação ao vivo das composições originais de Adam Lane, o homem da Full Throttle Orchestra. Acima de tudo impressionou o elevado nível artístico desta orquestra, constituída por músicos de Norte a Sul do país, que habitualmente não tocam juntos e que em tão pouco tempo conseguiram a rodagem e a elasticidade interpretativa que nem sempre se encontra nas formações que ensaiam e praticam regularmente.

Uma nota final para distinguir, além das duas enormes e emocionantes jam sessions em que participaram os músicos envolvidos, a animação de rua, uma exposição de fotografia de Nuno Martins no Teatro Académico Gil Vicente, alusiva às anteriores edições do JAC, e o lançamento da nova revista do Jazz ao Centro Clube com periodicidade bimestral – a Jazz.pt.

Foi bonita a festa, pá! Excelente primeira parte dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra / 2005, que muito deve à capacidade de iniciativa do Jazz ao Centro Clube e ao entusiasmo do seu presidente, Pedro Rocha Santos, que encabeça uma equipa de carolas merecedores de público reconhecimento. Venha a segunda parte. O programa segue dentro de poucos meses. Outubro é já depois do Verão.

Jazz ao Centro - Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra / 2005 (1ª Parte)
Coimbra, Teatro Académico Gil Vicente - 2-4/6/2005


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • ROMANO MUSSOLINIRomano Mussolini, nascido em Forti...
  • As Freestyle Jazz Series, que Peter Cox tem vindo ...
  • Terry Riley, o pai do minimalismo, que abriu camin...
  • Introduzidos alguns acertos de promenor quanto às ...
  • A MÚSICA DE SERRALVESDesde há meio século que a F...
  • Duas audições seguidas do novo disco de Paul Flahe...
  • Depois de alguns anos de relativa ausência o Jazz ...
  • ¿Te imaginas poder ver en menos de 48 horas a Robe...
  • Daunik Lazro - saxofones alto e barítono; Carlos Z...
  • Carl Wilson, crítico e editor do The Globe and Ma...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger