Image hosted by Photobucket.com
21.2.05
 

Só recentemente travei conhecimento com o disco de Tatsuya Nakatani e Peter Kowald, 13 Definitions of Truth (quakebasket), gravado em Novembro de 2001 durante uma performance do duo em Brooklyn. O japonês Nakatani tem sido um dos mais influentes percussionistas da improvisação livre de Nova Iorque. O alemão Kowald, pioneiro da cena Europeia, trabalhou intensamente à escala mundial com grande número e variedade de improvisadores, durante mais de 40 anos. Desaparecido menos de um ano depois da gravação de 13 Definitions of Truth, tem neste um dos seus últimos trabalhos.
Que Definitions são estas? A princípio, a música remete para o imaginário fantástico, sugerindo a actividade nocturna de espíritos no sótão de uma casa assombrada. Eles vivem!
Afinal, vem-se a saber que vivem mesmo e são humanos os que arrastam objectos pelo soalho e emitem sons estranhos, metal contra madeira, madeira contra madeira, metal contra metal. E vozes. Os sons guturais, contínuos e sustentados, que Kowald produz e sobrepõe ao som do arco sobre as cordas do contrabaixo, criam um ambiente espectral que estimula o imaginário e causa um efeito próximo do hipnótico.
Sem pontos mortos, 13 Definitions of Truth prende a atenção e convoca o ouvinte para desfrutar das paisagens de uma certa ritualização abstracta, grande amplitude dinâmica, capacidade de reinvenção sonora e exuberância no detalhe.
Tatsuya Nakatani / Peter Kowald - 13 Definitions of Truth (quakebasket, distr. Locust Music)


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Reouvindo (re-re-re...) Bitches Brew (1970), de Mi...
  • Que belo par!
  • Sou grande admirador da música e do estilo de toca...
  • Jazz Advance, Cecil Taylor Quartet 1956
  • Demora um nadinha a arrancar, mas quando o faz até...
  • Jazz on 3 (BBC Rádio 3) propõem para esta semana a...
  • This is one of about 800 pieces of vinyl from the ...
  • Call it Anything!miles electric: a differente kind...
  • interplanetary_music
  • Graças aos esforços de John Corbett e do seu progr...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger