A Other Minds é uma associação sem fins lucrativos formada por compositores, estudantes de música e ouvintes com interesse na new music e que entre si partilham o gosto musical e o objectivo de aprofundar conhecimentos sobre música criativa e experimental.
Sob a direcção de Charles Amirkhanian e sede em S. Francisco, desde 1993 que a associação organiza o Other Minds Music Festival, evento que tem vindo a apresentar alguns dos criadores mais representatives da música actual, escrita e improvisada, como Laurie Anderson, Gavin Bryars, Tan Dun, Philip Glass, Evelyn Glennie, Lou Harrison, Meredith Monk, Conlon Nancarrow, Sam Rivers, Ned Rorem, Trimpin, LaMonte Young e Ellen Fullman, para citar apenas alguns.
Este ano, a 11ª edição do festival aprensenta um cartaz soberbo. A abrir, pode ouvir-se o compositor Phill Niblock com o guitarrista Seth Josel.
Durante três dias, segue-se o violinista Daniel Bernard Roumain, que irá apresentar a estreia mundial do seu String Quartet No. 4, interpretado pelo Del Sol String Quartet.
Michael Nyman tocará a música que escreveu para acompanhar a projecção do filme mudo de Paul Strand, Manhatta (1920). Serão apresentadas outras obras para cordas de Nyman.
Charles Amirkhanian, fundador do Other Minds, apresentará a peça radiofónica Son of Metropolis San Francisco.
O guitarrista Fred Frith improvisará a solo e em duo com o Normal, formação que integra com Sudhu Tewari.
A compositora Maria de Alvear (voz e teclados) estreia uma nova peça em trio com a violoncelista Joan Jeanrenaud e a cantora Amelia Cuni.
John Luther Adams estreia a peça musical Strange and Sacred Noise, uma suite para quarteto de percussão.
O clarinetista e compositor Evan Ziporyn agendou para esta edição Melody Competition.
O violinista de jazz Billy Bang e o seu quinteto apresenta temas da composição Vietnam Trilogy.
Encerra o evento a comemoração do centenário de Marc Blitzstein, com uma interpretação da obra de Blitzstein Piano Percussion Music, com Sarah Cahill ao piano. Nascido em 1905, o compositor foi o único americano a estudar simultaneamente com Arnold Schoenberg e Nadia Boulanger. Músico e activista político, escreveu música para filmes e teatro, tendo ficado para a história como o Kurt Weill americano. Ao público do Other Minds será dada a oportunidade de escutar Blitzstein por ele próprio, na gravação realizada nos anos 20 para o filme experimental alemão Hände, de Albrecht Viktor Blum e Valley Town, de Willard Van Dyke, a que se seguirão uma série de canções interpretadas, entre outros, pela cantora Amy X Neuburg.
Toda a informação sobre o evento, aqui.
11th Other Minds Music Festival
De 24 a 26 de Fevereiro de 2005
Yerba Buena Center for the Arts, S. Francisco, Califórnia .