Will Holshouser Trio em CONCERTO na Loja da Trem Azul, em Lisboa
Will Holshouser – acordeão / Ron Horton – trompete / David Phillips - contrabaixo
"De passagem por Portugal para uma série de concertos, nomeadamente em Coimbra (2/12), Braga (7/12) e Faro (11/12), alguns workshops e para a gravação do seu segundo disco (ao vivo no Teatro Lethes de Faro), o trio de Will Holshouser apresenta-se na Trem Azul Jazz Store para concerto único em Lisboa. Esta poderá ser também uma ocasião única para ver ao vivo o trio que causou sensação com a edição do disco Reed Song (Clean Feed, 2002) O que significa tocar acordeão no início do século XXI? A resposta poderá ser dada por alguns dos maiores estetas deste instrumento, como Guy Klucevsek ou Andrea Parkins, só para citar dois dos mais insignes músicos da actual cena downtown nova-iorquina. Mas uma nova geração de acordeonistas, entre os quais se inclui Will Holshouser, está apostada em enformar novos caminhos, experimentando novas possibilidade e introduzindo nos seus projectos a sonoridade especial de um instrumento tão poucas vezes utilizado em contextos jazzísticos como é o caso do acordeão.
O único trabalho de Holshouser como líder dá pelo nome de Reed Song (Clean Feed 005) e apresenta precisamente a mesma formação que irá actuar neste concerto, mas, como a presença deste trio em Portugal se deve em parte à gravação do seu segundo disco, também para a Clean Feed, são de esperar novas composições.
Poder-se-á imaginar a música do trio de Will Holshouser como uma matéria compósita, que encontra as suas fundações no jazz, mas que se alarga a um vasto espectro de outras músicas que são incorporadas de forma mais ou menos evidente. Trata-se de uma música urbana e folk, estruturada e improvisada a partir de referências que passam pelo Tango ou Klezmer, sem esquecer a tradição da balle musette parisiense. Os cinéfilos não hesitarão em reconhecer pontos de contacto com Fellini – leia-se Nino Rota – mas esta é apenas uma das muitas leituras possíveis de uma música que parece soar a algo de familiar e conhecido... Um concerto a não perder!
Will Holshouser (acordeão) tocou como sideman de músicos que vão da área do Jazz a outras como a experimental e o Folk. Toca com David Krakauer e o seu grupo Klezmer Madness, onde pode ser ouvido no último CD gravado para a etiqueta francesa Label Bleu. Will trabalhou também com nomes como Dave Douglas, Phillip Johnston, Michael Hashim, David Garland, Andy Statman, Lenny Pickett, Michael Hermon e a popular banda Nova Iorquina Brock Mumford. Toca e arranja para a Raymond Scott Orchestrette, com um primeiro CD editado em 2002. Em 1990 recebeu uma bolsa para estudar música Cajun e Criola na Louisiana.
Ron Horton (trumpete) toca regularmente com Andrew Hill onde é director musical do seu sexteto e da sua Big Band, e é membro da New York Composers Collective. Trabalhou também com Jane Ira Bloom, Phillip Johnston, Matt Wilson, Ted Nash, Michael Blake, Ben Allison entre muitos outros. O seu último CD “Genius Envy”, gravado para a editora Omnitone, recebeu criticas entusiásticas de diversas publicações musicais.
David Phillips (contrabaixo) lidera o grupo Freedance, cujo CD foi editado pela Naxos Jazz. Começou os seus estudos de contrabaixo com o seu pai, o lendário Barre Phillips, e posteriormente formou-se na Julliard School. David é um especialista na utilização do arco sendo, por isso, muito requisitado para trabalhos em áreas como a clássica ou a música para teatro".
Segunda-feira, 6 de Dezembro, na Trem Azul Jazz Store, às 19h00
Rua do Alecrim, 21-A 1200 – 014 Lisboa