Image hosted by Photobucket.com
10.11.04
  Sempre Rolando

Roland Kirk (1936-1977) foi um caso raro no jazz, não apenas por possuir a originalidade de tocar saxofone tenor como nenhum outro saxofonista, antes e de depois dele, mas também por ser um compositor original e tocar primorosamente (às vezes simultaneamente) os derivados do saxofone, manzello, stritch e saxello, e ainda uma vasta colecção de flautas.
Kirk gravou uma série de discos importantes que fui descobrindo ao longo dos últimos últimos 25 anos. De entre eles, tenho um fraquinho especial por Domino, gravado na fase Mercury Records, disco que disputa preferências com We Free Kings e Now Please Don't You Cry, Beatiful Edith.
Não conhecia a edição de Domino em vynil, mas há tempos adquiri o CD Verve, que agrupa gravações excluídas da edição em Lp e versões alternativas de 1962, ano em que Kirk, segundo se conta, arrasou por completo o Newport Jazz Festival.
Kirk era realmente um caso único: dominava todas as linguagens do jazz, incluindo o swing, o bop, o modalismo, as vanguardas, o funk, o soul jazz... . E conhecia bem a música de Lester Young, Charlie Parker, Sonny Rollins, Coltrane. E de Mingus, com quem tocou algum tempo em 1961 e aprendeu a estruturar a sua música.
Domino, na versão LP original, incluía 10 temas gravados em duas sessões, uma com Andrew Hill e outra com Wynton Kelly, mais secção rítmica em ambas as ocasiões. O resto dos temas adicionados ao CD têm Herbie Hancock ao piano. Três pianistas, três estilos, o mesmo Rahsaan Roland Kirk, como passou a ser chamado depois de 1970.
Quem conhece Rahsaan sabe do que falo; quem não conhece, não chega a saber o que lhe tem passado ao lado. É que a coisa não se faz por menos: o jazzófilo que queira ser digno de pertencer ao povo do jazz, não tem como não conehcer e reverenciar a música e a obra deste heróico improvisador, que, sendo negro e tendo ficado cego ainda muito jovem, a deficiência em nada diminuiu a sua capacidade de criar e de se afirmar. Há quem diga que parte da genialidade lhe advém do esforço de tentar ultrapassar essa grande barreira.
Além do mais, uma lição de vida.



 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Bom Tamperamento
  • The Abstractions voltam à carga!
  • Kali Z. Fasteau
  • Ivo Perelman
  • Duas da Leo Records a caminho
  • Música de barba (rija)
  • Jazz On 3
  • Naked City Complete
  • Jazz europeu. Inspirado na tradição Americana, pos...
  • O som é um castigo para os ouvidos. Mas a música ...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger