É um verdadeiro encontro de gigantes o que ocorre este ano no Galp Jazz, ao juntar no mesmo palco Mulgrew Miller e Steve Nelson, dois expoentes do jazz contemporâneo.De um lado está Mulgrew Miller, um dos pianistas mais requisitados no meio jazzístico de Nova Iorque e o segundo presente em maior número de discos (400!). De outro lado está Steve Nelson, que aos 20 anos já fazia soar o seu vibrafone juntamente com o lendário guitarrista Grant Green. Com influências de pianistas como McCoy Tyner e Wynton Kelly, Miller iniciou a aprendizagem do piano aos seis anos de idade e veio a tocar com a orquestra de Duke Ellington, dirigida por Mercer Ellington, os Jazz Messengers, Woody Shaw e Betty Carter.
Quanto a Steve Nelson, ganhou proeminência no jazz ao integra o quarteto, quinteto e orquestra de Dave Holland e também pela sua associação com o lendário pianista George Shearing, tendo actuado no Estoril Jazz em 1995.
Nascido em 1954, em Pittsburgh, Nelson cedo se mudou para NYC e aí começou a gravar com músicos como James Spaulding, e Kenny Barron. Depois de concluídos os estudos na Rutgers University, o vibrafonista gravou com Bobby Watson, tendo posteriormente começado a tocar com músicos como Mulgrew Miller, Ray Drummond, Donald Brown e Geoff Keezer.
11 de Dezembro, Grande Auditório do Centro Cultural de Belém
Mulgrew Miller, piano/Steve Nelson, vibrafone