Image hosted by Photobucket.com
31.1.08
 

A remoçada página da UbuWeb é um perigo. Apadrinhada pela respeitável fronha de Samuel Beckett, nesta imensa galeria corre-se o risco de entrar e de não mais querer sair, tanto é o que se tem para ler, ver e ouvir, recordar e conhecer, de um século de criação artística, poesia, música, literatura. Fundada em 1996 em regime de voluntariado por um bando de carolas espalhados por diversas cidades americanas, a UbuWeb fundamenta-se no saudável princípio de que tudo é livre, nada está à venda, e nesse espírito tem vindo a aumentar o acervo que hoje, doze anos depois da arrancada, atinge proporções muito consideráveis. Numa base de independência, sem filiação a empresas de edição e/ou distribuição, sem transigir com a intermediação parasitária entre o artista e o consumidor do produto artístico final. Direitos autorais ou conexos? Se o material está esgotado, paciência, razia nos direitos. Quem quer frutos que cuide do pomar. Se está o artigo está em curso, e os preços são astronómicos ou a coisa é de tal maneira tramada de encontrar, arrisca-se e que se danem os direitos. No fundo, a UbuWeb pratica o mesmo ideário seguido aqui em casa, numa visão justa e equilibrada sobre a percepção de proventos relacionados com a autoria das obras. Por isso, é certo que maioria do que se pode colher na UbuWeb chega ao nosso computador sem permissão legal, como ripps de LP e VHS, scans de livros, brochuras e panfletos.
Cum raio, mas isso é ilegal, rapazes, se a ASAE vos apanha com a mão na massa, ou fumais em casinos ou estais, por assim dizer, irremediavelmente fodidos. “Sounds like a marginal situation? Hardly. We've won many prestigious internet awards and are acknowledged web-wide as the definitive source for Visual, Concrete + Sound Poetry. UbuWeb is on the syllabus of countless schools; we've gotten queries from Ph.D. candidates seeking information to third-graders researching a paper on concrete poetry. UbuWeb embodies an unstable community, neither vertical nor horizontal but rather a Deleuzian nomadic model: a 4-dimensional space simultaneously expanding and contracting in every direction, growing "rhizomatically" with ever-increasing unpredictability and uncanniness”. Trocado por miúdos, os Ubus têm tomates e estão seguros do que fazem. Outra gente, outros tempos. Para nosso bem. Neste momento vejo os videos de Derek Bailey (1930-2005), On the Edge: Improvisation from Around the World (1992). Viva a UbuWeb! Um grande bem-hajam!

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Whistleblower é a oitava e ainda recente saída de ...
  • Durante todo o mês de Fevereiro, há saldos na net-...
  • Décimo volume, sem contar com os live – a caixa da...
  • Berio Conducts Berio :: Sinfonia (1968-1969); Epif...
  • Crossing Birds, CDr editado na norte-americana Fox...
  • Resonance FM Podcast: PERSIAN ELECTRONIC MUSICMash...
  • INSTAL 08, the UK's best festival of experimental ...
  • 16 Fev 2008, 21h00 - Grande Auditório do Centro Cu...
  • Há acasos felizes. Sem saber que existia, veio at...
  • Anthony Braxton: Chasing the Ghost TranceStuart Br...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger