A remoçada página da
UbuWeb é um perigo. Apadrinhada pela respeitável fronha de
Samuel Beckett, nesta imensa galeria corre-se o risco de entrar e de não mais querer sair, tanto é o que se tem para ler, ver e ouvir, recordar e conhecer, de um século de criação artística, poesia, música, literatura. Fundada em 1996 em regime de voluntariado por um bando de carolas espalhados por diversas cidades americanas, a
UbuWeb fundamenta-se no saudável princípio de que tudo é livre, nada está à venda, e nesse espírito tem vindo a aumentar o acervo que hoje, doze anos depois da arrancada, atinge proporções muito consideráveis. Numa base de independência, sem filiação a empresas de edição e/ou distribuição, sem transigir com a intermediação parasitária entre o artista e o consumidor do produto artístico final. Direitos autorais ou conexos? Se o material está esgotado, paciência, razia nos direitos. Quem quer frutos que cuide do pomar. Se está o artigo está em curso, e os preços são astronómicos ou a coisa é de tal maneira tramada de encontrar, arrisca-se e que se danem os direitos. No fundo, a
UbuWeb pratica o mesmo ideário seguido aqui em casa, numa visão justa e equilibrada sobre a percepção de proventos relacionados com a autoria das obras. Por isso, é certo que maioria do que se pode colher na
UbuWeb chega ao nosso computador sem permissão legal, como
ripps de LP e VHS,
scans de livros, brochuras e panfletos.
Cum raio, mas isso é ilegal, rapazes, se a
ASAE vos apanha com a mão na massa, ou fumais em casinos ou estais, por assim dizer, irremediavelmente fodidos. “
Sounds like a marginal situation? Hardly. We've won many prestigious internet awards and are acknowledged web-wide as the definitive source for Visual, Concrete + Sound Poetry. UbuWeb is on the syllabus of countless schools; we've gotten queries from Ph.D. candidates seeking information to third-graders researching a paper on concrete poetry. UbuWeb embodies an unstable community, neither vertical nor horizontal but rather a Deleuzian nomadic model: a 4-dimensional space simultaneously expanding and contracting in every direction, growing "rhizomatically" with ever-increasing unpredictability and uncanniness”. Trocado por miúdos, os Ubus têm tomates e estão seguros do que fazem. Outra gente, outros tempos. Para nosso bem.
Neste momento vejo os videos de Derek Bailey (1930-2005), On the Edge: Improvisation from Around the World (1992). Viva a UbuWeb! Um grande bem-hajam!