Image hosted by Photobucket.com
28.1.08
 
Há acasos felizes. Sem saber que existia, veio até mim esta realização em trio de John Butcher, Torsten Müller e Dylan van der Schyff. Assim à primeira, poder-se ia pensar tratar-se de um disco, mais um, de três músicos que já deram a saber tudo aquilo de que são capazes, outra oportunidade de montar e exibir um arraial de técnicas, mostruário completo do que é possível fazer com saxofones, contrabaixo e percussão. Mas não é isso. Ou não é isso principalmente. Porque se é verdade que o ponto de partida é o desfiar de toda a sorte de técnicas instrumentais conhecidas e acabadas de inventar, o mais importante – e é esse que conta neste deve e haver – é o modo como aplicam o domínio instrumental na produção colectiva de som, sem exibicionismos histriónicos ou vaidades estultas. É isso: três grandes inventores de som, o britânico Butcher, o gemânico radicado no Canadá, Müller, e o canadiano van der Schyff, apresentam um incrível set de música improvisada que se desenvolve de forma milimétrica em campo aberto, espaço que vão estruturando em tempo real. Abstraccionismo free, dentro e fora da criação jazzística, é o credo simples deste novo trio, apresentado ao vivo no Jazz and Blues Society de Vancouver, Canadá, em 24 de Junho de 2007. O trio, pensado para ter continuidade e reincidência, apresenta-se com este belo cartão de visita, intitulado Way Out Northwest (Drip Audio) – uma amostra promissora, carregada de referências passadas e futuras, mas, sobretudo, de interessantes pontos de partida para memória e reelaboração futura. Um grande "bem-hajam", como diz o outro.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • Anthony Braxton: Chasing the Ghost TranceStuart Br...
  • Pharoah Sanders a baladar ligeiro, com William Hen...
  • Ópera de Emmanuel Nunes transmitida para 14 cidade...
  • Braga Jazz 2008! Dias 6, 7, 8 , 14 e 15 de Março, ...
  • Ainda a propósito de Don Cherry (1936-1995) e da s...
  • Em 1969, Don Cherry, já profundamente embrenhado n...
  • Otherworldly Sun Ra...
  • Quentes e boas, na Smalltown Superjazz: PETER BR...
  • Fac-simile da primeira das 4 páginas de notas escr...
  • ALFREDO COSTA MONTEIRO :: ÉPICYCLE (Etude Records)...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger