Décimo volume, sem contar com os live – a caixa da polaca NotTwo Records, por exemplo, é de ir às lágrimas repetidas vezes – das aventuras do bostoniano radicado em Chicago, Ken Vandermak com os Vandermark 5, a marca mais populista (no bom sentido) desse homem de muitas, tantas formações. Uma marca de sucesso originária de Chicago, exportada para todo o mundo desde 1997, com Single Piece Flow (Atavistic) e a segunda saída já sem o trombonista Jeb Bishop. Ken Vandermark (exclusivamente em sax barítono e clarinetes, de fora fica o tenor, bem confiado às mãos de Rempis), Fred Lonberg-Holm (violoncelo e electrónica), Tim Daisy (bateria), Dave Rempis (saxofones alto e tenor) e Kent Kessler (contrabaixo). Beat Reader tem um pouco menos de impacto que obras anteriores do V5 – sem Bishpo é natural que assim seja. Inclui 8 composições e arranjos do líder, sempre à volta da temática que tão bem tem tratado: jazz, blues, funk, groove, swing, rock... As habituais dedicatórias incidem desta vez em Gyorgy Ligeti, Andreas Gursky, Bernd And Hilla Becher, Lee Friedlander, Max Roach, Paul Rutherford, Walker Evans e Daido Moriyama. Acabadinho de sair, Beat Reader é certamente para todos: completistas, que não perdem um ai de Vandermark; iniciados, pois é uma das facetas mais facilmente abordáveis da obra do prolífico compositor; e os outros, os que ainda têm seis milímetros de espaço disponível na prateleira e estão doidos para alargar o segmento onde já figuram várias dezenas de vandermarias. Na Atavistic.