A (re)editora espanhola Gambit Records lançou há pouco tempo no mercado um CD contendo os dois primeiros álbuns de Rahsaan Roland Kirk (1936-1977). O primeiro, Third Dimension, de 1956, gravado em Nova Iorque quando Kirk contava apenas 20 anos, originalmente publicado pela Bethlehem; com James Madison (piano) Carl Pruitt (contrabaixo) e Henry Duncan (bateria). O segundo, Introducing Roland Kirk, de 1960, gravado em Chicago, com selo original da Argo. Com Ira Sullivan (trompete e sax tenor), Bill Burton (piano e órgão), Donald Rafael Garrett (contrabaixo) e Sonny Brown (bateria).
Third Dimension, o primeiro, dos verdes anos, puxa para o clássico e está ainda muito longe das aventuras que o multi-instrumentista haveria de realizar anos mais tarde, e que estabeleceram um marco importante na história do jazz da segunda metade do Séc. XX. É um encanto ouvir o jovem Kirk a soprar na tonalidade escura que viria a caracterizar o seu som ao longo dos 20 anos seguintes, a embalar em cru temas como Easy Living, Stormy Weather, ou The Nearness of You, já com um impressionante grau de domínio sobre os três saxofones (alto, tenor e soprano), tocados por vezes em simultâneo.
Introducing Roland Kirk, 4 anos mais tarde, representou um salto na configuração do som de Kirk. Continuando a exibir a extraordinária capacidade de tocar três saxofones em simultâneo, a música parece emergir das profundezas do soul jazz, derivação do hard bop contaminada pelos blues e pela força expressiva do manzello, do stritch e do saxofone tenor.
A recuperação de Third Dimension e de Introducing Roland Kirk, faz de Third Dimension and Beyond - assim se chama a esta edição compósita da Gambit - um disco importante, mais ainda porque facilita o acesso à música de uma das maiores figuras do jazz de todos os tempos, que é fundamental conhecer ou redescobrir.