Image hosted by Photobucket.com
6.10.05
 

Encerrado o episódio de despojamento sonoro que representou a incursão pela acústica experimental de 29.Water - Piano Improvisations, Jess Rowland regressa ao seu instrumento de eleição, o estúdio. É lá que encontra as ferramentas que põe ao serviço da criação de novos sons, fruto da colagem de materiais audio e vídeo.
Desse processo nasceu Scenes from the Silent Revolution, duplo álbum de experimentação multimédia, cuja matéria-prima são vídeos promocionais de duas das marcas mais simbólicas da cultura pop norte-americana (e das sociedades ocidentais em geral). Com eles elabora panfletos humorístico-digitais, esculturas sonoras que pretendem desancar a paranóia do consumismo na sociedade actual, colonizada pela corporate culture, que é too important to just let it happen. Daí os títulos MacDonaldland is Changing, The Barbie Explosion, e Ashcroft vs. The Space Librarians (Rowland põe o Attorney General norte-americano a cantar Let The Eagle Soar), um conjunto de obras satíricas apresentadas ao vivo em festivais de experimentação em S. Francisco, agora reunidas em CD e DVD pela Pax Recordings.
Scenes from the Silent Revolution é pura bizarria sonora e imagética, improvisação electro-acústica-visual ao serviço de uma das mais antigas actividades humanas, a crítica social e de costumes. Jess Rowland tem ideias e sabe organizá-las, reciclando e reutilizando tudo o que lhe vem à mão, procurando separar o supérfluo do essencial na actividade de conceptualização abstracta. Nessa medida, Scenes... é um notável trabalho de síntese.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Frank Zappa, numa foto que situo algures entre fin...
  • Na Greanleaf Music, e não na Premonition Records, ...
  • Hoje, 4 de Outubro, é dia de ASCENT na Culturgest....
  • Desde ontem que ando a ouvir No Work Today: Nine F...
  • http://www.andiemusiklive.com/
  • O violinista vietnam vet Billy Bang (hence the tit...
  • Recorda o REP, sobre o evento GRANULAR 7.9 QUINTA...
  • Está quase pronto a sair o n.º 3 da revista JAZZ.P...
  • Festival COSMOPOLIS na ZDB4, 5, 6 e 7 Outubro às 2...
  • Repescado da prateleira, estou a ouvir Sonny Stitt...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger