Encerrado o episódio de despojamento sonoro que representou a incursão pela acústica experimental de 29.Water - Piano Improvisations, Jess Rowland regressa ao seu instrumento de eleição, o estúdio. É lá que encontra as ferramentas que põe ao serviço da criação de novos sons, fruto da colagem de materiais audio e vídeo. Desse processo nasceu Scenes from the Silent Revolution, duplo álbum de experimentação multimédia, cuja matéria-prima são vídeos promocionais de duas das marcas mais simbólicas da cultura pop norte-americana (e das sociedades ocidentais em geral). Com eles elabora panfletos humorístico-digitais, esculturas sonoras que pretendem desancar a paranóia do consumismo na sociedade actual, colonizada pela corporate culture, que é too important to just let it happen. Daí os títulos MacDonaldland is Changing, The Barbie Explosion, e Ashcroft vs. The Space Librarians (Rowland põe o Attorney General norte-americano a cantar Let The Eagle Soar), um conjunto de obras satíricas apresentadas ao vivo em festivais de experimentação em S. Francisco, agora reunidas em CD e DVD pela Pax Recordings. Scenes from the Silent Revolution é pura bizarria sonora e imagética, improvisação electro-acústica-visual ao serviço de uma das mais antigas actividades humanas, a crítica social e de costumes. Jess Rowland tem ideias e sabe organizá-las, reciclando e reutilizando tudo o que lhe vem à mão, procurando separar o supérfluo do essencial na actividade de conceptualização abstracta. Nessa medida, Scenes... é um notável trabalho de síntese.