Tarde preguiçosa. Está-se bem estirado sobre a relva à sombra dos pinheiros mansos. Sem interrupções, ouço de uma ponta à outra os dois discos que registam o trabalho de Anthony Braxton sobre originais de Charlie Parker. É certo que Hot House é de Tadd Dameron, e A Night in Tunisia e Bebop, de Dizzy Gillespie, mas pertencem ao acervo de Parker.
Original de 1994, reeditado em 2004 pela HatOLOGY. Tenho a impressão de que perdi algumas partes enquanto "meditava" profundamente sobre os mistérios da criação pela arte. Nada que não possa ser reparado com outra demão. Aqui vai mais uma volta por Hot House; A Night in Tunisia; Dewey Square; Klactoveesedstene; An Oscar for Treadwell; Bebop; Bongo Bop; Yardbird Suite; Passport; Scrapple from the Apple; Mohawk; Sippin' at Bells e Koko.
Uma mão-cheia de temas de Parker relidos pelo espírito livre de Anthony Braxton, que tanto mergulha nas convenções do bebop, como se deixa voar livremente nas asas de Bird. Este Project continua a ser um dos meus preferidos de Braxton a tocar outra música que não a sua.
Anthony Braxton (sax alto, sopranino, clarinete contrabaixo), Ari Brown (saxes tenor e soprano), Paul Smoker (trompete, fliscórnio), Misha Mengelberg (piano), Joe Fonda (contrabaixo), Han Bennink (bateria no disco 1), Pheeroan AkLaff (bateria no disco 2).
Ao vivo na Rote Fabrik, Zurique, Suiça, a 21 de Outubro de 1993 e no Großer Sendesaal WDR, Colónia, Alemanha, a 22 e 23 de Outubro do mesmo ano.
Anthony Braxton's Charlie Parker Project 1993 (HatOLOGY, 2004)