... E depois do Jazz ao Centro, em Coimbra, ei-los na ZDB, em Lisboa, para uma noite que ficará na memória dos que quiserem deslocar-se à Rua de Barroca, 59, ao Bairro Alto. Rodrigo Amado regressa em força com a secção rítmica que abrilhantou as duas fantásticas jam sessions de Coimbra. Quem não viu o que se passou no Salão Brasil sábado passado não acreditaria se ouvisse dizer que a malta dançou. Sim, por uma noite o jazz voltou a ser música de dança! Vá lá ver para crer. A foto é do Nuno Martins.
Rodrigo Amado (PT) + Ken Filiano (EUA) + Lou Grassi (EUA)
Rodrigo Amado - saxofones
Ken Filiano - contrabaixo
Lou Grassi - bateria
Rodrigo Amado
Líder da formação Lisbon Improvisation Players, com a qual gravou dois cd's para a editora Clean Feed, Rodrigo Amado é um dos músicos mais activos na cena do Jazz de vanguarda nacional. Tocou e gravou com músicos como Steve Swell, Lisle Elis, Paal Nilssen-Love, Kent Kessler, Steve Adams, Paul Dunmall, Dennis González, Joe Giardullo, Alex Cline, Bobby Bradford, Vinny Golia, Dominic Duval, Mark Whitecage, Peter Epstein, Carlos Zíngaro, Greg Moore, Phill Niblock, Sei Miguel, Rafael Toral, Nuno Rebelo, Manuel Mota, Ulrich Mitzlaff, entre outros.
Ken Filiano
Considerado pela critica como "um músico de primeira linha", Ken Filiano tocou e toca intensivamente nos Estados Unidos, Canadá, Europa e América do Sul, nos mais prestigiados festivais, e tem participações ao lado de nomes como Warne Marsh, Vinny Golia, Barre Phillips, Richard Grossman, Alex Cline, Nels Cline, Joelle Leandre, Bill Perkins, John Carter, Bobby Bradford, Roswell Rudd, Ted Dunbar, Jimmy Cleveland, Don Preston, Joe LaBarbera e o grupo Rova Saxophone Quartet.
Filiano grava habitualmente para as etiquetas CIMP, Cadence, Clean Feed ou Nine Winds, e foi precisamente nesta última que gravou recentemente o seu primeiro disco solo, "Subvenire", referenciado com 4 estrelas no All Music Guide.
Lou Grassi
Conhecido internacionalmente pelo seu trabalho em ambas as áreas do jazz, tradicional e de vanguarda, Lou Grassi desenvolveu uma actividade intensa que atravessa todo o espectro do jazz, do ragtime à improvisação livre. Dos anos 70 à actualidade, Lou trabalhou, entre outros, com Borah Bergman, Rob Brown, Roy Campbell, Eddy Davis, Charles Gayle, Vinny Golia, Burton Greene, Gunter Hampel, Johnny Hartman, Phillip Johnston, Chris Jonas, Sheila Jordan, William Parker, Roswell Rudd, Paul Smoker, Steve Swell, Mark Whitecage, e muitos outros. Gravou dezenas de discos e é unanimemente considerado como um dos grandes mestres do drumming moderno.
Tudo isto na ZDB, quarta-feira, 8 Junho, às 23h00.