A partir da gravação do primeiro disco de Lester Bowie, Numbers 1 & 2 (Delmark) juntaram-se Bowie, Roscoe Mitchell, Joseph Jarman e Malachi Favors - The Art Ensemble. Em 1969, porque era difícil encontrar oportunidades de trabalho, expatriaram-se em Paris, de onde regressaram em 1971, como The Art Ensemble of Chicago. Lá, passaram a quinteto, com a adição do percussionista Famadou Don Moye. Passaram-se anos, muitos e bons discos. Tornaram-se numa das formações mais importantes do jazz de vanguarda durante as décadas de 60, 70 e 80, suportados essencialmente pelas editoras Atlantic, ECM e DIW. Em 1987 tocaram em Lisboa, no Jazz em Agosto, um concerto memorável. Em 1999, morre Lester Bowie. Sai Joseph Jarman para uma longa licença sabática. Em Agosto de 2003, com Jarman regressado, o grupo, passado a quarteto (e recentemente a trio, pela morte de Malachi Favors em 2004), gravou este belo disco para a PI Recordings, editora de Henry Threadgill, antigo companheiro da Chicago natal. The Meeting celebra justamente o regresso de Joseph Jarman, ausente por uma década. Não é propriamente vintage AEC mas estão presentes todas as marcas do melhor AEC. Sobretudo, é um privilégio poder ouvir Roscoe Mitchell e Joseph Jarman soprar juntos novamente (em The Meeting, por exemplo), e experimentar a sabedoria ancestral de Favors e Moye (It's the Sign of the Times).
Actualmente o Art Ensemble of Chicago continua a mexer, com a inclusão do trompetista Corey Wilkes e do contrabaixista Jaribu Shahid. "Great Black Music - Ancient to the Future".
Art Ensemble of Chicago - The Meeting (Pi Recordings, 2003)