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13.1.05
 

Apanhar o passo e acertar com o movimento cinético do pianista Borah Bergman não deve ser como saltar à corda. Imagino eu, que em Bergman ouço o desenhar das mais intrincadas e complexas formas do piano-jazz e (muito) mais além. Borah Bergman é como um rio que desce a encosta íngreme da montanha e, imparável, tudo transporta no seu livre curso até ao oceano final.
Olhando para trás, poucos têm sido os instrumentistas que se têm abalançado ao salto de enorme risco que consiste em tocar com o extraordinário pianista e improvisador, provavelmente o mais destro e ágil de todos. E rápido. Para se ter uma ideia, entre os eleitos, contam-se Roscoe Mitchell, Oliver Lake e Evan Parker.
Além daqueles, o saxofonista e flautista Thomas Chapin foi um dos poucos temerários que fez frente ao desafio. Em 1992, passou um ano a ensaiar com Bergman e a conhecer a obra e a personalidade do parceiro, com vista à preparação do mano-a-mano a apresentar em provas públicas. Assim nasceu Inversions, gravado naquele ano para a MuWorks. Meia-dúzia de anos depois, o duo Borah Bergman e Thomas Chapin (que entretanto adoecera com leucemia, vindo a falecer em Fevereiro de 1998, aos 41 anos) apresentou-se perante o público do Du Maurier Downtown Jazz Festival, em 26 de Junho de 1997, performance gravada e editada em 2003 pela Boxholder Records.
A actuação começa lenta e contemplativa. Vai ganhando gradual substância até formar um corpo denso carregado de energia positiva, e cá temos a avalanche sonora de Bergman, capaz de desenhar duas ou mais linhas melódicas simultâneas, ora divergentes ora convergentes, com total independência de mãos. Uma torrente de som que Chapin apanha e engrossa a pinceladas rápidas de saxofone alto, criando uma enebriante suite em 5 partes, em que alternam momentos extremos de doçura e impetuosidade.
O set é de fazer perder o fôlego, "rápido e furioso", e apenas requer do ouvinte audição atenta para não perder pitada desta magnífica sessão. "It was a desperate day but a day filled with the intention to survive", segundo Borah Bergman.
Borah Bergman & Thomas Chapin – Toronto 1997 (Boxholder, 2003)


 


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