O que mais chama a atenção ao ouvir este disco, além da beleza e simplicidade das linhas melódicas com que se cosem e articulam os nove temas que o compõem, é a total empatia musical que existe entre os membros do Ravish Momin’s Trio Tarana, e respectivos instrumentos. Jason Kao Hwang (violino, membro da Far East Side Band, do Reggie Workman Ensemble, do Anthony Braxton sextet, e do Dominic Duval's String Quartet), Shanir Ezra Blumenkranz (oud e contrabaixo, membro do grupo de klezmer SATLAH, tocou com Anthony Coleman, Mr. Bungle's Trevor Dunn e John Zorn) e Ravish Momin (bateria, percussão e voz, aluno de Andrew Cyrille, Bob Moses e de uma série de mestres percussionistas indianos, tocou com Kalaparusha Maurice McIntyre and the Light, Ursel Schlicht, Susie Ibarra, etc).
Com um reportório inspirado na tradição musical do Oriente (chinesa, árabe e indiana), baseado em motivos rítmicos indianos e na improvisação moderna – o habitat de uma geração de músicos americanos de ascendência asiática – o que estes três excelentes improvisadores mataforicamente nos propõem é a subida a uma das espécies de árvore mais apreciadas na Índia (onde nasceu Ravish Momin), pertencente à família das figueiras, e à qual estão ligadas ideias de longevidade, serenidade e sabedoria.
Uma proposta baseada na simplicidade, fluidez natural e coesão, que põe em evidência as capacidades improvisacionais dos músicos que protagonizam a tensão dialética entre formas e ideias culturais de um mundo antigo, de saberes milenares, e o instante da contemporaneidade e da criação em directo, dois níveis temporais que não se entrechocam, antes se unem através de um fio de continuidade e de compatibilidade que lhes advém, além da forma, de um traço espiritual comum ao jazz e a outras formas musicais a Oriente.
Climbing The Banyan Tree, é uma pequena maravilha ao nível do detalhe e da combinação sonora de percussão e cordas, sejam elas as do oud (alaúde árabe, popularizado no Ocidente por Rabih Abou-Khalil), do contrabaixo, ou do violino, instrumento que Hwang faz sobresair no som do trio.
Ravish Momin, Jason Kao Hwang e Shanir Ezra Blumenkranz, têm os pés bem assentes no jazz e na moderna improvisação. Porém, mantêm aceso o interesse em investigar as suas raízes culturais, actualizando-as à luz da sua própria vivência actual, evitando estereótipos e convencionalismos. Uma agradável surpresa, sem dúvida.
Ravish Momin’s Trio Tarana
Climbing The Banyan Tree / Clean Feed, 2004