Há 40 anos, em 19 de Abril de 1964, no Théâtre des Champs-Elysées, em Paris, Charlie Mingus e Companhia deram um concerto memorável, incluído numa digressão Europeia do seu sexteto, que se viu tragicamente reduzido a quinteto com a baixa do trompetista Johnny Coles. A gravação desse concerto foi publicada em várias versões discográficas ao logo dos anos, mais ou menos retalhadas e subtraídas, a melhor das quais em triplo LP.
Depois do necessário trabalho de recuperação, restauro das gravações e retoma da ordem original pela qual os temas foram tocados, foi apenas há meses que se tornou finalmente possível ouvir a sessão parisiense na sua íntegra, em CD duplo editado pela Verve. Um disco a não perder, pois além de Mingus na máxima pujança e no apogeu criativo, concede-nos o privilégio de ouvir o talento gigantesco de Eric Dolphy, com grande exposição na meia-hora de "Fables of Faubus", por exemplo; e de Jaki Byard, não desfazendo dos demais. Quem não pôde participar em todo o concerto foi o trompetista Johnny Coles, subitamente acometido por uma úlcera que forçou o seu internamento hospitalar.
Quanto ao alinhamento, que abra o apetite ao mais rústico e incipiente dos jazzófilos, quanto mais aos que sabem do que se trata, as coisas passam-se resumidamente como segue:
CD 1 - 1. A.T.F.W. (Art Tatum Fats Waller), 2. Presentation Of Musicians: Johnny Coles' Trumpet, 3. So Long Eric, 4. Orange Was The Color Of Her Dress, Then Blue Silk, 5. Fables Of Faubus;
CD 2 - 1. Sophisticated Lady, 2. Parkeriana, 3. Meditations On Integration (Or For a Pair of Wire Cutters).
Com Charles Mingus, contrabaixo; Eric Dolphy, saxofone alto, clarinete baixo e flauta; Clifford Jordan, saxofone tenor; Jaki Byard, piano; Dannie Richmond, bateria.
The Great Concert of Charles Mingus (Paris 1964)
Verve