Jim Hall, Buddy Collette, Bud Shank – há que tempos não os ouvia. E creio que nunca os tinha ouvido juntos. Só por isso já esta edição teria valido a pena, mas não faltam motivos de interesse. Desde logo, a oportunidade de ouvir algum do melhor e mais leve swing da West Cost, ao estilo de Chico Hamilton do final da década de 50. Buddy Collete a liderar um quarteto de flautas, também não é propriamente uma vulgaridade. A edição inclui o álbum Swinging Shepherds, de 1959, editado pela Mercury. Com Collette, tocam Bud Shank, Paul Horn, Harry Klee (flautas), Red Mitchell (contrabaixo), Shelly Manne, que alterna com Earl Palmer na bateria, Jim Hall (guitarra), já depois deste último ter deixado o quinteto de Chico Hamilton e passado a integrar o Jimmy Guiffre Three, com Bob Brookmeyer. A fechar a sequência dedicada à interpretação de temas popularizados pelo cinema, o combo improvisa sobre a famosa River Kwai March, da banda sonora do filme homónimo. Uma chamada de atenção para o trabalho de Jim Hall, em contraponto com as flautas.
A somar aos 11 temas de Swinging Shepherds, consta ainda o álbum Porgy & Bess, originalmente gravado para a Interlude. De novo, Buddy Collette e Jim Hall fazem as honras da casa, partilhadas com o organista Gerald Wiggins, o acordionista Pete Jolly, o contrabaixista Red Callender, e o baterista Louis Bellson. A gravação é de 1957, mas o álbum, apesar do apelativo título e do facto de as composições serem todas originais de George Gershwin, à parte a autoria dos arranjos, acabou por ficar na semi-obscuridade. Entre os dois discos, figuram 4 temas, todos originais de 1956, retirados de sessões de Buddy Collette e Jim Hall, com o trompetista John Anderson, o pianista Gerald Wiggins, o contrabaixista Curtis Counce, e o baterista Chico Hamilton. Ao todo, 23 temas ilustrativos da elegância e suavidade do jazz de câmara típico da West Coast dos anos 50. Um som aveludado, longe das turbulências do bebop.
Jim Hall, Featuring Buddy Collette - The Unreleased Sessions (Lone Hill)