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18.12.04
 


Estreia na Pax Recordings de um escultor de sons que tem na guitarra eléctrica e no computador as duas únicas ferramentas. Ian Yeager (n. 1977) trabalha na Bay Area de S. Francisco e surgiu este ano com um disco de características intimistas, a partir de melodias muito simples, que depois são tratadas através de conveniente acabamento e manipulação por computador. A ausência de qualquer indicação quanto ao número e à denominação das composições (com a leitura do disco ficamos a saber que são 14 temas não titulados, em 51 minutos) e o título do álbum, dizem de sobra sobre o ambiente de despojamento que atravessa Music for Guitar + Computer.
Convém notar que neste tipo de procedimentos organo-digitais em que entra a guitarra e o computador, quando as coisas correm bem, o mais frequente é ouvirem-se resultados de grande densidade e complexidade sonora, que não raras vezes "engordam" a música e a tranformam num pastel de mil ingredientes, à base de doses maciças de granulado electrónico. Isso não aconteceu com a estreia de Ian Yeager, que, ao pesquisar no fundo do leito, soube evitar a tendência de encher o som e desse modo conseguiu manter o mesmo nível de controlo, através da mais simples e eficaz combinação de partículas de uma guitarra simples ou dobrada em duas, combinados com a poalha electrónica, estalidos e ruídos de estática, que lhe aumentam a irregularidade e o mistério, e lhe imprimem uma certa qualidade para-noctura.
Ian Yeager, a quem os dentes nasceram na companhia de alguns dos mais importantes músicos da áreas improv/experimentais da Califórnia, como são Ernesto Diaz-Infante, Bob Marsh, Rent Romus, Phillip Everett, Dina Emerson e Matt Davignon / The Abstractions, funciona bem ao nível do grande plano, como no cinzelar do pormenor, em que tanto conta o riff melancolicamente repetitivo ("there’s joy in repetition..."), como o átomo de som electrónico, que de tão irreal ou no limite do audível, se fica sem saber se foi sonhado, se imaginou ouvir, ou realmente ouvido. O melhor é tocar o disco em repeat pela noite adentro e deixar que o som encha a sala e tome conta de quem está, envolvendo-o num manto de tranquilidade contemplativa.
Ian Yeager - Music for Guitar + Computer
(Pax Recordings, 2004)



 


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