Image hosted by Photobucket.com
29.8.05
 

Quem o conta é João Santos, da Dwitza, distribuidora discográfica nacional com estratégia:

«No encantado livro «In Griot Time», Banning Eyre inicia a narrativa com o seguinte parágrafo: "Djelimady Tounkara has powerful hands. His muscled fingers and palms seem almost brutish to the eye, but when he grasps the neck of a guitar and brushes the nail of his right index finger across the strings, the sound lifts effortlessly, like dust in a wind. In Bamako, where musicians struggle, Djelimady is a big man, and all of his family's good fortunes flow from those hands". Por mais de 200 páginas seguimos as memórias dessa figura absolutamente central para a música do Mali, na intimidade do seu lar, sempre rodeado de amigos e familiares, continuamente humilde e discreto.
Para nós, aqui na Dwitza, é um enorme privilégio podermos continuar a definir a nossa (sóbria) estratégia editorial com artistas que veneram as suas tradições em discos que evitam catalogações imediatas. Em «Solon Kôno» abundam qualidades e invoca-se uma quase ilimitada riqueza – aos primeiros minutos de «Fanta Bourama», num breve prelúdio, a sua guitarra insinuou-se já por territórios comuns ao blues, ao flamenco, às mornas cabo-verdianas ou, porque não, ao fado, sem que se pressinta esforço ou uma intenção de demonstração virtuosa. Não há como deixar de o reconhecer: tudo aqui parece vir directamente da alma.
Numa carreira com mais de três décadas, Djelimady Tounkara tem vindo a desempenhar um papel vital na evolução da música africana ocidental, em particular no que diz respeito à tradição mandingo, primeiro como mentor da famosa Super Rail Band (projecto que envolveu nomes como Salif Keita e Mory Kanté nos dias dourados da independência do Mali e re-africanização das suas artes) e mais recentemente num percurso de sucesso a solo. Oriundo de uma família de griôs da pequena cidade de Kita, Djelimady Tounkara cedo evidenciou uma técnica invulgarmente apurada na guitarra, invocando naquele formato os três instrumentos mais representativos da tradição mandingo – o ngoni, o balafon e a kora. No decorrer de década de 60 ingressa na orquestra Misra Jazz, e mais tarde na Orquestra Nacional do Mali.
Atrasos burocráticos – com visto e passaporte – impediram-no de participar nas sessões de gravação em Cuba que culminariam na produção do aclamado Buena Vista Social Club, e talvez por isso o seu nome não se impôs ainda a outro nível. Mas agora, depois do sucesso de «Sigui», editado em 2002 pela Label Blue e premiado nos prémios BBC desse ano, regressa com «Solon Kôno» e escreve mais um capítulo da já riquíssima história da música do Mali, na sua condição de guardião da tradição e de guitarrista dono de uma técnica muitíssimo complexa mas elegante e sempre sedutora ao ouvido mais desatento. Discretamente, Tounkara reinventa, quase sempre em formato acústico e de forma absolutamente gloriosa, vibrante e inspirada, um estilo com quase oito séculos de existência.
Com o lançamento recente de «Kongo Magni», de Boubacar Traoré, a jovem editora francesa Marabi, de Christian Mousset (fundador da Label Bleu e organizador do famoso Festival des Musiques Metisses de Angoulème, onde nos últimos 30 anos lançou nomes como Rokia Traoré, Salif Keita, Cesária Evora ou Femi Kuti), afirma-se como uma dos mais importantes casas discográficas para a edição de música africana, da Mauritânia a Madagáscar, passando pelo Mali, Senegal, Guiné e Congo».
Discografia Essencial:
1976 - Super Rail Band "Melodias Super Rail Band du Mali" (Kouma)
1992 - Big String Theory "Bajourou" (Green Linnet)
1994 - Super Rail Band "Djougouya Magni" (Indigo)
1995 - Super Rail Band "New Dimensions in Rail Culture" (Globestyle)
1996 - Super Rail Band "Mansa" (Indigo)
2002 - Djelimady Tounkara "Sigui" (Indigo)

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Things Heard Unheard é o primeiro disco de Brian ...
  • forUmusic - Jazz no Forum LisboaDe 1 a 4 de Setemb...
  • Os compositores russos E. Voronovsky e A. Tzarev, ...
  • Este mês passam 10 anos sobre a data em que Jerome...
  • «An Interview with Sun Ra (1990)»Sun Ra, Francis D...
  • HIPERJAZZ, página web de Alberto Varela. Relevante...
  • ForUmusic / / Jazz no Forum LisboaDe 1 a 4 de Sete...
  • JAZZ EM AGOSTO - Dia VII (Conclusão)Erik Friedland...
  • Esta semana no Jazz on 3, da BBC Radio 3, Herbie H...
  • JAZZ EM AGOSTO - DIA VI Jorge Lima Barreto, autodi...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger