Things Heard Unheard é o primeiro disco de Brian Willson como líder. Willson, que começou a improvisar em 1977, segundo o próprio, depois de ter assistido a um concerto da Sun Ra Arkestra em Chicago, é um veterano baterista e percussionista que tem andado entre o rock e o jazz, shows da Broadway e a música contemporânea. Um artista versátil, portanto, que cobre uma considerável variedade de estilos e formas musicais. Recentemente, gravou uma série de duetos com Pauline Oliveros, no projecto As It Is. Mantém activo o quateto com o saxofonista Salim Washington. Things Heard Unheard é um disco de improvisação livre sem quaisquer linhas orientadoras pré‑definidas, limitando-se os executantes a ouvir-se uns aos outros, reagindo no momento. Brian Willson, a pianista japonesa Yuko Fujiyama e o contrabaixista norte‑americano Dominic Duval. Três músicos excepcionais, que se conhecem bem de outras colaborações anteriores, tocam uma música em que são particularmente notórias as influências da world music, do free jazz e da música clássica contemporânea.
A três, em duo ou em solo de percussão, Willson expõe a sua visão musical através de um jogo delicado de combinações suaves de elementos da música tradicional chinesa e de outras culturas orientais, com acentuações de piano free tayloriano, disciplina em que Fujiyama é mais do que apenas competente. A japonesa é oriunda da música clássica e da improvisação mais radical, tem trabalhado em Nova Iorque com os maiores nomes da cena local, como William Parker, Wilber Morris e Mark Feldman. Continua a trabalhar o o seu quarteto, combo que tem obtido a maior aclamação por parte da crítica. Dominic Duval é uma força muito conhecida nos meadros da música improvisada actual, um dos responsáveis pelo ressurgimento do free jazz no início dos anos 90. São incontáveis os discos que gravou e os concertos que tem dado nestes últimos anos, uma actividade só comparável à do colega William Parker.
Things Heard Unnheard, belo trabalho sobre timbres e texturas instrumentais, balanceados com conta, peso e medida, é um disco totalmente conseguido e um relevante adicional à carreira dos três intervenientes. Edição de 2005 da Deep Listening, de Pauline Oliveros. Brian Willson / Yuko Fujiyama / Dominic Duval - Things Heard Unheard (Deep Listening, 2005)
----------------------------------------------------------
Comentário de Pauline Oliveros:
Subject: Brian Willson, Things Heard Unheard
Hello Eduardo,
Thanks very much for the excellent review of Brian's CD!
I was able to understand most of it though I am not fluent in Portuguese.
There is a new double CD coming in October with Fritz Hauser. Deep Time - a Hauser composition with Hauser on percussion, David Gamper-keyboard, Urs Leimgruber-Saxophone and Pauline Oliveros-accordion.
We will play and launch the CD at Issue: Project Room, 400 Carroll St. Brooklyn NY on October 28 at 8PM.
Regards,
Dr. PO