Image hosted by Photobucket.com
4.2.08
 
Paul Rutherford, trombonista britânico da free music, dos tempos históricos e mais recentes, deixou de soprar a 5 de Agosto último. Pelo caminho, de mais relevante, fundou o trio Iskra 1903, no início dos anos 70, com Derek Bailey e Barry Guy (anos mais tarde reformaria o trio com a entrada de Phil Wachsmann e saída de Bailey) e participou em muitas das mais importantes iniciativas musicais ligadas à improvisação, como a London Jazz Composers Orchestra ou a Globe Unity Orchestra, de Alexander von Schlippenbach), tocou com gente do lado de cá e lá do Atlântico, onde se atreveu com o pessoal de Chicago, de dentro e de fora, no Empty Bottle (Chicago 2002, a solo e com Jeb Bishop, Lol Coxhill, Mats Gustafsson, Fred Lonberg-Holm, Kent Kessler e Kjell Nordeson). Outra música, The Gentle Harm Of The Bourgeoisie, disco de trombone solo, gravação de 1974, é tido como um dos melhores discos a solo de sempre e o melhor disco de trombone solo de todos os tempos. Na verdade, depois deste primeiro disco, em que inventou o concerto solo com aquele instrumento, Paul Rutherford gravaria outros, mas, como este, não ouvi. Em três datas diferentes de 1974, no palco do londrino e já extinto Unity Theater, em frente à audiência, a magia de um homem com o seu trombone e um par de surdinas. The Gentle Harm Of The Bourgeoisie está esgotado. Aguarda reedição. Enquanto não reaparece, a Emanem reeditou há pouco tempo Solo in Berlin 1975, outra grande peça do mestre. No-one else has made the trombone sound like this, before or since, diz Martin Davidson.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • Músicas no Plural - programa de Rui Neves com ediç...
  • James 'Blood' Ulmer - Are You Glad To Be In Americ...
  • Fine and Mellow (1957) Billie Holiday, Lester Youn...
  • O disco já tem alguns anos, é de 2003, mas volta-s...
  • Sam Rivers, Contrasts (LP ECM, 1980) 1. Circles ...
  • ALL ABOUT JAZZ - NEW YORK Fevereiro de 2008, # 70 ...
  • RED TrioRodrigo Pinheiro_pianoHernâni Faustino_con...
  • A remoçada página da UbuWeb é um perigo. Apadrinha...
  • Whistleblower é a oitava e ainda recente saída de ...
  • Durante todo o mês de Fevereiro, há saldos na net-...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger