Image hosted by Photobucket.com
10.12.07
 
Aqui para nós, Bob Marsh tem um fraquinho pelo sinistro. Já se percebeu há uns anos que aquilo que o encanta são os ambientes soturnos e tétricos, no limiar da violência psicológica, digamos assim. Eis de novo uma oportunidade de conhecer o lado negro de Marsh, num disco a solo na Public Eyesore Records, a que o compositor chama uma colecção de 'rantings, ravings, sermons, scenes, little operas and whatever they might be'. O que quer que seja, é essa mesmo a expressão-chave, embora seja estulto tentar encontrar um rótulo para classificar toda esta insana actividade musical. Do lado da instrumentação, em VIOVOX Bob regressa à boleia das cordas do violino e do violoncelo, electrónica caseira, loops alucinogéneos (via Boss Looper Station) e uma quantidade de outras coisas inidentificáveis, por entre percussão e voz processada através de maquinaria apropriada (Boss Harmonizer), com registo final e mistura em minidisc. E aí está ele, a criar um alter ego que regressa ao mundo dos vivos proveniente das profundezas do inferno mais distante, ainda envolto em chamas, a voz embargada de emoção electrónica, emergindo de uma torrente de sons espiralados, visões alucinadas de uma mente perturbada, que encarna espíritos ancestrais (que digo eu?) e comunica por sons e palavras ou por quase-palavras, sugeridas ou parcialmente enunciadas. “Preencham o que faltar”, sugere o autor nas notas que escreveu para o disco. Bob Marsh, artista experimentalista de Richmond, Califórnia, passou-se desta vez? Não, tem sido sempre assim. Para uns, tem falta de juízo; para outros, também, mas o que produz entre refeições à base de cogumelos mágicos é musicalmente relevante. Enquadro-me nesta segunda categoria. Para perceber a ligeira nuance, basta ouvir o projecto do ano passado, DOCTOR BOB, com David Michalak, ou LUGGAGE, com Theresa Wong e Bryan Eubank, para se ter uma ideia do que pode acontecer se se apanhar o sol da Califórnia em “certas e determinadas” quantidades na moleirinha. Voltando à música, a esmagadora maioria das pessoas que conheço detestariam esta sucessão de lengalengas completamente fora deste mundo a que estamos habituados, tenho um dedo que adivinha, mas também Bob Marsh não faz música a pensar nessa gente toda.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Burning Cloud (FMP CD77) com Butch Morris, cornet...
  • 08.12.07 VARIABLE GEOMETRY ORCHESTRA ernesto_rodri...
  • Live In Oxford (FMR), THE CONVERGENCE QUARTET, dis...
  • Ernesto de SousaCentro de Estudos Mixed-Media (ce...
  • VARIABLE GEOMETRY ORCHESTRA em Braço de Prata, Lx....
  • Anthony Braxton (sopros), Taylor Ho Bynum, trompet...
  • Karlheinz Stockhausen (1928-2007)
  • Para falar com franqueza (já não era sem tempo...)...
  • Manuel Mota & Afonso Simões / Stefano Pilia & Ric...
  • Dennis González Yells at Eels...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger