Estava-se no princípio dos 80, quando Louis Moholo (percussão), Larry Stabbins (saxofones tenor e soprano) e Keith Tippett (piano) gravaram duas sessões em Berlim, no Total Music Meeting, originalmente publicadas na editora SAJ, do percussionista sueco Sven-Åke Johansson. Antes disso, Tippett permanecera algum tempo com os King Krimson, na década de 70, antes de fazer agulha para o jazz/free improv. A propósito, o episódio King Krimson, que em tempos mencionei num escrito que resumia a carreira do pianista, valeu-me uma acesa troca de palavras com o Sr. Tippett durante uma das edições do Jazz ao Centro, o festival de Coimbra. Fiquei a saber que, sem enjeitar o que fez, detesta ser conhecido pelo período prog-rock. Seja como for, é aquele outro lado de Tippett, de improvisação informal, que se ouve em TERN. As peças, quatro ao todo (Tern, First Part; Tern, Second Part; Mania/Dance; The Greatest Service), são longas maratonas de criação musical on the spot. Larry Stabbins, um saxofonista que sempre me impressionou pelo melhor, encontrava-se num pico de forma por esta altura. O seu som de saxofone, tanto tenor como soprano, é potente e nunca mais se esquece. A velha edição SAJ, em duplo LP, mereceu o olhar e a recuperação de John Corbett, que a incluiu no programa de reedições e descobertas de discos perdidos que a Atavistic tem vindo a acarinhar sob a designação de Unheard Music Series. Excelente oportunidade de conhecer um momento representativo do estado do Brit Jazz de inícios de 80.