Image hosted by Photobucket.com
13.7.07
 

Estava-se no princípio dos 80, quando Louis Moholo (percussão), Larry Stabbins (saxofones tenor e soprano) e Keith Tippett (piano) gravaram duas sessões em Berlim, no Total Music Meeting, originalmente publicadas na editora SAJ, do percussionista sueco Sven-Åke Johansson. Antes disso, Tippett permanecera algum tempo com os King Krimson, na década de 70, antes de fazer agulha para o jazz/free improv. A propósito, o episódio King Krimson, que em tempos mencionei num escrito que resumia a carreira do pianista, valeu-me uma acesa troca de palavras com o Sr. Tippett durante uma das edições do Jazz ao Centro, o festival de Coimbra. Fiquei a saber que, sem enjeitar o que fez, detesta ser conhecido pelo período prog-rock. Seja como for, é aquele outro lado de Tippett, de improvisação informal, que se ouve em TERN. As peças, quatro ao todo (Tern, First Part; Tern, Second Part; Mania/Dance; The Greatest Service), são longas maratonas de criação musical on the spot. Larry Stabbins, um saxofonista que sempre me impressionou pelo melhor, encontrava-se num pico de forma por esta altura. O seu som de saxofone, tanto tenor como soprano, é potente e nunca mais se esquece. A velha edição SAJ, em duplo LP, mereceu o olhar e a recuperação de John Corbett, que a incluiu no programa de reedições e descobertas de discos perdidos que a Atavistic tem vindo a acarinhar sob a designação de Unheard Music Series. Excelente oportunidade de conhecer um momento representativo do estado do Brit Jazz de inícios de 80.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Laurie Anderson na Culturgest, Lisboa, a 15 de Jul...
  • António Chaparreiro_guitarraJorge Lampreia_saxofon...
  • À procura de espaço de arrumação para os discos qu...
  • SEXTA-FEIRA 13 - 13 CONCERTOS @ AvenidaNa Avenida ...
  • Volume I - Part 1 & Part 2 / Volume II - Part 1 & ...
  • EDGEFEST 2007'The 11th annual Edgefest (October 17...
  • Novidades na francesa na RogueArt. Para começar, p...
  • OSLO/CHICAGO: (((BREAKS))), a estreia na Atavistic...
  • Outro olhar sobre SURFACE, o mais recente disco do...
  • Ainda antes de levantar voo de Chicago para Nova I...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger