Image hosted by Photobucket.com
18.10.06
 

Na edição on-line do Bloomberg, canal de notícias especializado em economia, negócios e finanças, Mike Zwerin entrevista o trompetista Dave Douglas. No centro da conversa a velha polémica Dave Douglas vs. Wynton Marsalis, artistas que têm em comum o facto de serem dois dos maiores trompetistas, compositores e produtores da actualidade. O que é que os separa essencialmente? De um lado, a atitude progressista – “Progressive music means improvised music that investigates elements of, for instance, classical music, world music, electronics, and rock, music that conservatives don't want to encourage”; do outro, a conservadora retro, mais interessada em preservar as tradições e em recriar o espírito e a forma dos anos 40 e 50, um olhar sobre o passado que tem como pano de fundo questões raciais. O que de certa forma é paradoxal, pois cada vez menos a juventude negra americana se volta para o jazz, mais interessada noutros estilos, como o hip-hop e suas derivações. “Conservatives speculate that Douglas wins so many polls because he's white, and white critics relate to him more easily than to Marsalis”. A contenda, que já dura há mais de 10 anos e retoma a velha querela entre conservadores e progressistas, “reflecte o clima político da América”, segundo o fundador do Festival of New Trumpet Music, com os primeiros a querer abrir o jazz à saudável contaminação de outros géneros, e os tradicionalistas, ciosamente apostados em preservar a suposta pureza eugénica do jazz, atitude que teve como paradigma o recente episódio de apartheid estético fomentado por Marsalis na pele de programador do Lincoln Center de Nova Iorque, quando vetou a inclusão de nomes como os de Anthony Braxton, Dewey Redman ou Albert Mangelsdorf. “It's easy to fall into a dangerous kind of Mussoliniland. Mostly, it's such a waste of time. Let's just try and make some good music happen”, remata Dave Douglas.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • John Blum Astrogeny Quartet. John Blum (piano), An...
  • All About Jazz New York, edição de Outubro, com r...
  • Dan Warburton (crítico musical, violinista, piani...
  • Arturo Ortega, aka Piscis, de Guadalajara, México,...
  • Nas nuvens com Weather Report, Sweetnighter (1973...
  • Para Ken Vandermark a luta continua mesmo sem Jeb ...
  • O Jazz on 3 (BBC Radio 3) desta semana propõe uma ...
  • Luís Lopes – Bruno Pedroso – Paulo Curado Bic...
  • Nos dias de hoje, além do hip-hop e estéticas con...
  • Love Me Two Times, CD duplo de Jason Lescalleet, ...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger