Image hosted by Photobucket.com
27.9.06
 

Outra novidade interessante, na onda da redescoberta (ou descoberta) de gravações inéditas que se foram perdendo no tempo, é a deste At UCLA 1965, de Charles Mingus, que ontem, 26 de Setembro, foi publicado pela Sunnyside Records. A edição original, em LP duplo na East Coasting Records, de 200 exemplares, há muito que estava esgotada. Mingus lidera um concerto/workshop na UCLA com um octeto que incluiu Jimmy Owens, Lonnie Hillyer, Hobart Dotson, Charles McPherson, Julius Watkins, Howard Johnson e Dannie Richmond.
A intenção inicial de Mingus era apresentar um conjunto de composições novas no festival de Monterey de 1965, uma espécie de suite pensada e estruturada com princípio, meio e fim. Sucedeu porém que, decorrida meia-hora, e sentindo Mingus que a audiência do Monterey não estava a prestar atenção ao que se passava em palco, resolveu interromper o concerto, arrumar a pasta e levantar ferro e ir pregar para outra freguesia. A segunda oportunidade surgiu logo na semana seguinte, com o convite para tocar na Universidade da Califórnia, Los Angeles, e então sim, expor a sequência na íntegra. A actuação, perante uma assistência entusiástica composta por jovens universitários, em que Mingus, além de tocar, desanca nos músicos entre outras razões por não terem estudado o papel, foi gravada por amadores; daí que o som seja tudo menos famoso, com tremelçiques e distorções amiude. At UCLA 1965 vale sobretudo pela qualidade musical e pelo valor documental do registo.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

Setembro 2004
Outubro 2004
Novembro 2004
Dezembro 2004
Janeiro 2005
Fevereiro 2005
Março 2005
Abril 2005
Maio 2005
Junho 2005
Julho 2005
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007
Janeiro 2008
Fevereiro 2008
Março 2008
Abril 2008
Maio 2008
Junho 2008
Julho 2008
Agosto 2008
Setembro 2008
Outubro 2008
Novembro 2008
Dezembro 2008
Janeiro 2009
Fevereiro 2009
Março 2009
Abril 2009
Maio 2009
Junho 2009
Julho 2009
Agosto 2009
Setembro 2009
Outubro 2009
Novembro 2009
Dezembro 2009
Janeiro 2010
Fevereiro 2010
Junho 2011
Maio 2012
Setembro 2012

previous posts

  • Frank Wright Unity: Live At The Moers Festival 197...
  • Space. Saiu na Staubgold o novo disco de Rafael T...
  • Improvisação livre, tendência electroacústica ber...
  • VARIABLE GEOMETRY ORCHESTRA 23SET2006. ZDB, Lisb...
  • Setembro, que ainda corre, é mês de aniversário de...
  • A triste notícia de hoje é a de que morreu o sax...
  • «Seeking the Mystical Inside the Music» - Ornette ...
  • Elton Dean Headless Quartet (Culture Press). Elto...
  • Sábado, 23.09, às 22h30, na GaleriArmazém (Rua d...
  • Sábado, 23 de Setembro, 23 horas VARIABLE GEOMETRY...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger