Image hosted by Photobucket.com
17.7.06
 

11ª edição da série Document Chicago que a bem apurada 482 Music tem vindo a empreender, "Rip Tear Crunch" traz de volta o saxofonista Dave Rempis, lírico e explosivo, à frente do seu muito activo Rempis Percussion Quartet, com saxofones, contrabaixo e duas baterias. Para boa parte da crítica, entre a qual se conta o influente Chicago Reader, «this might be the best new jazz band in town». Rempis, que tem feito mossa no Triage, Vandermark 5, The Engines, The Rempis/Daisy Duo, no Dave Rempis Quartet e no abrasivo Brötzmann Chicago Tentet, apresenta-se uma vez mais com gente local, como o contrabaixista Anton Hatwich (Indoor/Outdoor, Festival Quartet), e os bateristas Tim Daisy (Triage, Kyle Bruckman's Wrack e ex-Vandermark 5) e Frank Rosaly (Fred Lonberg-Holm Trio, Ken Vandermark's Crisis Ensemble). Estilisticamente, em "Rip Tear Crunch" reconhecem-se as personalizadas composições do líder, temperadas por influências afro-latinas nos seus vários matizes e ritmos, ambientes de free jazz e funk, com particular ênfase na improvisação colectiva. Conhecendo o percurso deste extraordinário músico, compositor e saxofonista de Chicago, é caso para perguntar porque é que Ken Vandermark fica com toda a fama e proveito, e Dave Rempis, que não lhe fica nada atrás em técnica, inventividade, composição, energia, ferocidade e até em actividade frenética, continua a ser um músico conhecido apenas em círculos restritos, felizmente cada vez maiores. Obra do poder mediático, claro está. A realidade é dinâmica e as coisas mudam, porém.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Frank Zappa & The Mothers of Invention: King Kong,...
  • Com as duas últimas saídas ("Intersecting a Cone w...
  • Londres, 1970. Com este disco Derek Bailey (guitar...
  • Novos CIMP:- "Ins And Outs": Burton Greene (piano)...
  • Na sequência de "Abstract", "Free Form" e “Movemen...
  • Este sábado, 15 de Julho, às 22 horas, toca a Vari...
  • Através da SquidCo, algumas saídas recentes que va...
  • A Ayler Records apresenta o segundo ensaio da dupl...
  • Jazz em Agosto 2006 «O jazz regressa em Agosto ao...
  • Este foi daqueles que perdi e tive realmente pena:...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger