Com as duas últimas saídas ("Intersecting a Cone with a Plane" (cs069), do trio Ricardo Arias/Günter Müller/Hans Tammen, e “Alud" (cs070), da dupla ibérica Pablo Rega e Alfredo Costa Monteiro, a editora de Ernesto Rodrigues, Creative Sources Recordings, perfaz o número redondo de 70 títulos colocados no mercado. É obra! Sobretudo num segmento – o da chamada nova música improvisada – em que os escolhos, atenta a putativa “dificuldade” do produto, são bem maiores que os vividos no mercado do jazz, pois escassíssimas são as recensões ou referências críticas nos media, a imprensa, a rádio ou a televisão incluidos, que, por junto, nem meia nota de rodapé apresentam. Cá na Paróquia, atrasada, a acefalia da crítica “institucional”, jovem ou bastante usada, fá-la fugir disto como o diabo da cruz, mais por preconceito, tacanhez ou ignorância, que por quaisquer razões intrínsecas ao produto musical. Nesta matéria, estamos conversados. Num trabalho de paciência e dedicação, mercê de uma escolha criteriosa do produtor e da tomada de decisões editoriais baseadas numa escuta atenta e ponderada, a Creative Sources Recordings publicou setenta títulos cuja qualidade média é bastante elevada, e assim nos dá a oportunidade de nos familiarizarmos com boa parte do que melhor e mais esteticamente relevante se vai passando no mundo da moderna música improvisada. E isso, por si só, deve constituir motivo de orgulho para qualquer cidadão decente, despreconceituoso e musicalmente interessado. Nota alta para o trabalho de Carlos Santos, autor da quase totalidade das capas, que interpretam e acompanham graficamente o conteúdo do produto que embrulham. Ainda mal refeito das gratas impresões provocadas pelos recentes discos de Sei Miguel, com Fala Mariam, Rafael Toral e César Burago ("The Tone Gardens" - cs067), e de Ernesto Rodrigues, com Guilherme Rodrigues, Wade Matthews e Bechir Saade ("Oranges" - cs068), eis que surgem “Alud”, do duo Neumática, radicado em Barcelona e formado por Pablo Rega e Alfredo Costa Monteiro. Música de fonte electrónica, com a particularidade de, na origem do som, estar material de construção doméstica e simples pick-ups em gira-discos. O fluxo sonoro originado é contínuo, sem grandes oscilações, cortes ou abruptas mudanças de direcção, tendo os artistas optado por focar aspectos relacionados com a duração e com a subtil modulação do ruído, dessa forma criando estruturas densas, espessas e saturadas, ainda assim muito fáceis e agradáveis de ouvir. Ensinava a geometria euclidiana desde há mais de 2000 anos que a Terra é uma esfera e que a órbita desenhada pelo planeta à volta do sol é uma elipse. Na representação laboratorial dessa ideia, um cone projectado no espaço, cortado por um plano imaginário, também forma uma elipse. Transpondo essa experiência da física para a criação acústica, enquanto ramo da física, o trabalho com curvas sonoras que nascem da intersecção de diferentes planos e linhas imaginárias está na essência do novo disco de Ricardo Arias, Günter Müller e Hans Tammen, “Intersecting a Cone with a Plane”. Arias, Colombiano de Bogotá radicado em Nova Iorque, o suíço Müller e o alemão Tammen improvisam com instrumentos comuns e outros menos ortodoxos, como o "bass-balloon kit", formado por pequenos balões de borracha presos a uma estrutura, tocados com as mãos ou com acessórios diversos, electrónica sortida e guitarra preparada, que Tammen designa por "endangered guitar". As mudanças e oscilações são bastante sensíveis, o passo é lento e o restolhar quase permanente. É praticamente impossível determinar quem faz soar o quê, tal é a ilusão e a homogeneidade dos sinais emitidos, nos quais se confundem os sons electrónicos de Günter Müller, marcadamente percussivos, ou não fosse ele um percussionista que exerce essa actividade em “Intersecting a Cone with a Plane”.
Um disco-instalação sonora que apresenta alguns dos sinais caracterizadores e representativos das correntes actuais da música improvisada de matriz europeia, um work in progress que, pessoalmente, considero dos melhores que me foi dado ouvir em 2006, nesta especialidade.