Image hosted by Photobucket.com
16.7.06
 

Com as duas últimas saídas ("Intersecting a Cone with a Plane" (cs069), do trio Ricardo Arias/Günter Müller/Hans Tammen, e “Alud" (cs070), da dupla ibérica Pablo Rega e Alfredo Costa Monteiro, a editora de Ernesto Rodrigues, Creative Sources Recordings, perfaz o número redondo de 70 títulos colocados no mercado. É obra! Sobretudo num segmento – o da chamada nova música improvisada – em que os escolhos, atenta a putativa “dificuldade” do produto, são bem maiores que os vividos no mercado do jazz, pois escassíssimas são as recensões ou referências críticas nos media, a imprensa, a rádio ou a televisão incluidos, que, por junto, nem meia nota de rodapé apresentam. Cá na Paróquia, atrasada, a acefalia da crítica “institucional”, jovem ou bastante usada, fá-la fugir disto como o diabo da cruz, mais por preconceito, tacanhez ou ignorância, que por quaisquer razões intrínsecas ao produto musical. Nesta matéria, estamos conversados.
Num trabalho de paciência e dedicação, mercê de uma escolha criteriosa do produtor e da tomada de decisões editoriais baseadas numa escuta atenta e ponderada, a Creative Sources Recordings publicou setenta títulos cuja qualidade média é bastante elevada, e assim nos dá a oportunidade de nos familiarizarmos com boa parte do que melhor e mais esteticamente relevante se vai passando no mundo da moderna música improvisada. E isso, por si só, deve constituir motivo de orgulho para qualquer cidadão decente, despreconceituoso e musicalmente interessado. Nota alta para o trabalho de Carlos Santos, autor da quase totalidade das capas, que interpretam e acompanham graficamente o conteúdo do produto que embrulham.
Ainda mal refeito das gratas impresões provocadas pelos recentes discos de Sei Miguel, com Fala Mariam, Rafael Toral e César Burago ("The Tone Gardens" - cs067), e de Ernesto Rodrigues, com Guilherme Rodrigues, Wade Matthews e Bechir Saade ("Oranges" - cs068), eis que surgem “Alud”, do duo Neumática, radicado em Barcelona e formado por Pablo Rega e Alfredo Costa Monteiro. Música de fonte electrónica, com a particularidade de, na origem do som, estar material de construção doméstica e simples pick-ups em gira-discos. O fluxo sonoro originado é contínuo, sem grandes oscilações, cortes ou abruptas mudanças de direcção, tendo os artistas optado por focar aspectos relacionados com a duração e com a subtil modulação do ruído, dessa forma criando estruturas densas, espessas e saturadas, ainda assim muito fáceis e agradáveis de ouvir.
Ensinava a geometria euclidiana desde há mais de 2000 anos que a Terra é uma esfera e que a órbita desenhada pelo planeta à volta do sol é uma elipse. Na representação laboratorial dessa ideia, um cone projectado no espaço, cortado por um plano imaginário, também forma uma elipse. Transpondo essa experiência da física para a criação acústica, enquanto ramo da física, o trabalho com curvas sonoras que nascem da intersecção de diferentes planos e linhas imaginárias está na essência do novo disco de Ricardo Arias, Günter Müller e Hans Tammen, “Intersecting a Cone with a Plane”. Arias, Colombiano de Bogotá radicado em Nova Iorque, o suíço Müller e o alemão Tammen improvisam com instrumentos comuns e outros menos ortodoxos, como o "bass-balloon kit", formado por pequenos balões de borracha presos a uma estrutura, tocados com as mãos ou com acessórios diversos, electrónica sortida e guitarra preparada, que Tammen designa por "endangered guitar".
As mudanças e oscilações são bastante sensíveis, o passo é lento e o restolhar quase permanente. É praticamente impossível determinar quem faz soar o quê, tal é a ilusão e a homogeneidade dos sinais emitidos, nos quais se confundem os sons electrónicos de Günter Müller, marcadamente percussivos, ou não fosse ele um percussionista que exerce essa actividade em “Intersecting a Cone with a Plane”.
Um disco-instalação sonora que apresenta alguns dos sinais caracterizadores e representativos das correntes actuais da música improvisada de matriz europeia, um work in progress que, pessoalmente, considero dos melhores que me foi dado ouvir em 2006, nesta especialidade.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Londres, 1970. Com este disco Derek Bailey (guitar...
  • Novos CIMP:- "Ins And Outs": Burton Greene (piano)...
  • Na sequência de "Abstract", "Free Form" e “Movemen...
  • Este sábado, 15 de Julho, às 22 horas, toca a Vari...
  • Através da SquidCo, algumas saídas recentes que va...
  • A Ayler Records apresenta o segundo ensaio da dupl...
  • Jazz em Agosto 2006 «O jazz regressa em Agosto ao...
  • Este foi daqueles que perdi e tive realmente pena:...
  • «(...) Then Katrina hit. Kidd's home was of the mo...
  • Jan Ström, da Ayler Records, estreou uma nova secç...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger