Já que estamos em maré de reedições importantes (neste caso, trata-se de uma primeira edição oficial), outra novidade é que manhã, 11 de Outubro, sob o selo da norte-americana Impulse! (Universal) sai One Up, One Down: Live at the Half Note, de John Coltrane. CD duplo, contém gravações ao vivo no clube Half Note de Nova Iorque, efectuadas em 26 de Março e 7 de Maio, respectivamente, para servir o propósito de emissão radiofónica. No palco do Half Note, John Coltrane (saxofones soprano e tenor) e o quarteto da época: McCoy Tyner (piano), Jimmy Garrison (contrabaixo) e Elvin Jones (bateria). É assim que, finalmente, e a pedido de milhares de famílias, o bootleg do pai John toma foros de edição oficial pela mão do filho Ravi, no papel de produtor. De notar que é no primeiro dos dois disco que se encontra a tal versão de 28 minutos de One Down, One Up; para alguns especialistas em Coltrane, uma das melhores improvisações registadas ao vivo pelo saxofonista.
Pode ser que, com este esforço (não se compreende como é que um lançamento destes, com elevada rentabilidade garantida à partida, sofre tanta demora e hesitação), a Impulse!/Universal ganhe balanço para editar oficialmente as afamadas gravações no Birdland, em 1962 e 1963, bem como as que se conhecem entre os bootleggers como The Showboat (Philadelphia) Tapes.
«Within seconds, the tenor cascades and leaps, and cymbals splash and toms thump. Eventually the bounding piano lines overtake the movement and draw the song to a smooth, swinginger passage, grounded and guided by Garrison's now confident bass. The sound stream trills and skips and runs through increasingly pronounced rapids before tumbling over another fall, potent and tremulous. Really excellent playing». - Dan Alford.
Não se esperava menos, caro amigo.
Disco 1:
1. Introductions And Announcements
2. One Down, One Up
3. Announcements
4. Afro Blue
Disco 2:
1. Introductions And Announcements
2. Song Of Praise
3. Announcements
4. My Favorite Things