Tenho uma especial predilecção por este best of das pequenas formações que actuaram no festival Freedom of the City 2002, muito por culpa de Sylvia Hallett e da sua roda de bicicleta tocada com arco de violino, o próprio violino, mais voz, delays e outras coisas mais.
No primeiro disco, Veryan Weston com Trevor Watts, piano e saxofones; depois Sylvia Hallett e a sucintamente descrita parafernália; a seguir Lol Coxhill, Paul Rutherford e Ian Smith: sax soprano, trombone e trompete, respectivamente.
A segunda parte deste ramalhete de Small Groups abre com Roger Smith, guitarra acústica solo; Chris Burn e Matt Hutchinson ao melhor nível (de sempre), numa actuação esfusiante de trompete e sintetizador. A fechar o segundo disco, Evan Parker, saxes soprano e tenor e John Russell, guitarra.
De todas, a intervenção de Sylvia Hallett é a que mais me intriga, pela heterodoxa combinação instrumental e, sobretudo, pelo resultado sonoro. Hallett, pouco gravada (White Fog, também na Emanem, é muito mais que uma simples curiosidade sónica), está ao nível do melhor da improvisação londrina, cuja mostra em versão Small Groups, durante pouco mais de duas horas, dá uma razoável panorâmica do estado da arte da brit-improv. Em 2002 era assim.