A fama do CCMC, como a do Constantino, já vem de longe, dos recuados 60. Para nos situarmos, convém lembrar que em 1964, Michael Snow, pianista, realizou o filme New York Eye and Ear Control, uma pérola de 34 minutos, cuja música, de Albert Ayler, Don Cherry, Roswell Rudd, Gary Peacock e Sunny Murray, foi gravada por Bernard Stolman e editada pela ESP-Disk. Mas aqui a música é outra: CCMC, ou, talvez, Canadian Creative Music Company. O famoso trio canadiano de livre-improvisação arranjou a bonita nestes concertos em três locais diferentes do Canadá, Jonquière, Victoriaville e Toronto... . Em Abril, Maio e Junho de 1996, Paul Dutton, John Oswald e Michael Snow, verdadeiras lendas da música improvisada canadiana, arrasaram literalmente as audiências dos concertos. Porque, segundo se sabe, a música foi tocada no meio do público, para uma fruição mais directa e imediata.
aCCoMpliCes é uma peça cheia de bizarria e excentricidade sonora que vem mesmo a calhar para quem realmente gosta de free improv. Quem não verificar esta condição, ou aproveita para experimentar os ares e o ambiente, ou melhor fará dar meia volta, porque a música não dá para bater o pézinho nem para trautear no chuveiro.
Os veteranos CCMC pensam em grande e executam da mesma forma: Michael Snow, realizador, produtor, argumentista, artista plástico, toca piano e sintetizador da maneira mais heterodoxa. Paul Dutton toca harmónica enlouquecida e vocaliza sons filiados na mesma escola experimental de Phil Minton ou do japonês Makigami Koichi. John Oswald, que tocou com Eugene Chadbourne e Henry Kaiser, desenha esquissos e faz um estrilho considerável com o saxofone alto, na linha de alguns episódios mais agrestes de John Zorn. Mas nem só de explosão vive aCCoMpliCes. Tempo há para deixar a música desenvolver tranquilamente, criar espaços, silêncios, e preparar-se para cada nova descarga energética que só atemoriza os incautos ou quem tem faltado aos treinos. Luz, penumbra, sombra, trevas, luz... .
CCMC – aCCoMpliCes (Victo, 1998)