Image hosted by Photobucket.com
18.3.05
 
Image hosted by Photobucket.com
Com sólida formação de flamenco, Chano Domínguez aprendeu a tocar guitarra de ouvido. Atreveu-se entretanto por diversas áreas do rock, antes de se dedicar por inteiro ao flamenco com o Chano Domínguez Trio, e de passar pelas formações de Pepe de Lucía, Potito e Juan Manuel Cañizares.
Chano Domínguez nasceu em Cádiz em 29 de Março de 1960. Aos oito anos o pai ofereceu-lhe o seu primeiro instrumento, uma guitarra flamenca com a qual começou a tocar. Aos 18 formou um grupo de rock andaluz, onde tocava teclados. Gravou três discos para a editora CBS. Atraído pelo jazz, em 1981 integrou, como teclista, a banda Hiscadix, onde ganhou sólida reputação como músico, prémios e presenças em festivais.
Ao longo dos anos Domínguez apurou a fusão de ritmos e linguagens do jazz e do flamenco, manifestada na abordagem do swing e da improvisação, cruzados com a energia e a espontaneidade do flamenco. "Cádiz in the soul and Monk in the fingers", como alguém sintetizou.
Depois de um concerto ontem à noite no Teatro Aveirense, na cidade de Aveiro, Chano Domínguez actua hoje em Lisboa, no Grande Auditório da Culturgest, com o quinteto base do CD de 2000, Oye cómo viene, disco acalamado pela crítica e nomeado para os Grammy na categoria de Jazz Latino. Com Chano Domínguez em piano, tocam Mario Rossy, contrabaixo; Marc Miralta, bateria; Blas Cordoba "Keíjo", cante e palmas; e Tomás Moreno "Tomasito", baile e palmas.
Chano Domínguez Quinteto – Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa. 18 de Março, 21h30.


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • "The album you hold in your hands [Captain of the ...
  • Duas saídas na Drimala são boas notícas para anima...
  • Signal to Noise - the journal of improvised and ex...
  • O britânico George Haslam é credor do apreço do po...
  • A Silkheart prevalece-se de ter vindo a dar um lug...
  • O contrabaixista norte-americano Mario Pavone inic...
  • Ted Curson - Plenty Of Horn (Old Town, 1961)Ted C...
  • Mr. Cool recomendou-me a audição de dois projectos...
  • O Nuno Ferros, da associação Rock'n'Cave, meteu a ...
  • A avaliar pelo registo, deve ter sido um concerto ...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger