Primeiro, foi a empática associação dos irmãos Schuller (o contrabaixista Ed e o baterista George, filhos do homem da third stream, Gunther Schuller) com duas das mais empáticas e relevantes vozes do sax tenor norte-americano: George Garzone, veterano do trio free trintão The Fringe (George Garzone, Bob Gullotti e John Lockwood), e Tony Malaby, um acalorado reforço da cena Downtown de Nova Iorque, proveniente de Tucson, Arizona, músico em quem são reconhecíveis traços da memória acumulada do instrumento, músico aprimorado na técnica e na invenção melódica moderna. Com os Schuller, os dois saxofonistas integraram a primeira versão do quarteto Schulldogs, que em 1998 gravou Tenor Tantrums para a New World Records, disco à época bem recebido pela crítica. Noutra versão do Schulldogs, confirmando a tendência de Ed Schuller para experimentar novas soluções de ataque, Garzone e Malaby foram substituídos pelo saxofonista tenor Rich Perry e pelo trompetista Herb Robertson, line-up que tocou no Seixal Jazz na noite de 31 de Outubro de 2003.
Antes deste combo ad-hoc, em 2000, integrando na linha da frente o saxofonista alto Tim Berne e o repetente Tony Malaby, The Schulldogs gravaram Hellbent, um concerto ao vivo em Albuquerque, Novo México, inteiramente baseado nas composições do baterista líder.
O que se passa em Hellbent (Playscape Recordings), diga-se em abono da verdade, não é nada de original nem de extraordinário, se se estiver à espera de avanços estéticos ou de um qualquer golpe de asa definidor de um novo paradigma. Nada disso. É apenas boa música improvisada – o que já não é pouco –, desenhada em sintonia com os cânones hoje comuns do free bop, apoiada na plasticidade das composições originais de Ed Schuller e apimentada pelo notável poder soprador de Tim Berne (Bloodcount) e da sua ignição rápida e do trabalho nos registos mais agudos, contraponto do calor intenso que emana do sax tenor de Tony Malaby. Berne faz faísca; Malaby mantém a chama acesa; os Irmãos Schuller fornecem lenha para a fogueira. George Schuller & The Schulldogs - Hellbent (Playscape Recordings, 2002)