Image hosted by Photobucket.com
5.1.05
 


Embora a capa e a ficha técnica do disco indiciem tratar-se de uma sessão liderada por Mary Lou Williams, a verdade é que o líder da sessão não foi a pianista, mas o trompetista Dizzy Gillespie, que em 1970, com Williams ao piano, gravou o lp Giants para a editora Perception. Ao todo, Dizzy gravou apenas três discos para a Perception: The Real Thing, Portrait Of Jenny e Giants. Registado no Overseas Press Club de New York na noite de 31 de Janeiro de 1971, além da pianista, Giants contou com outro grande trompetista, Buddy Hacket. Um trio apoiado por uma secção rítmica luxuosa, composta pelo contrabaixista George Duvivier e pelo baterista Grady Tate. Como seria de esperar, apesar de Dizzy dominar e ser o centro das atenções, há abundante espaço equitativamente distribuído para solos de piano e de trompete, numa sessão de standards descontraída e despretensiosamente satisfatória, entretanto recuperada e embalada para reedição pela Lone Hill Jazz. Preenchendo o resto do espaço útil do cd, a Lone Hill resolveu incluir dois temas ao estilo das jam sessions dos anos 50 (neste caso, são excertos de jams do Jazz at the Philarmonica, de Norman Granz e o ano é 1955, Fevereiro, Berlim), em que participaram Dizzy Gillespie, uma vez mais, com Roy Eldridge, Bill Harris, Flip Phillips, Oscar Peterson, Herb Ellis, Ray Brown e Louie Bellson.
Mary Lou Williams & The Trumpet Giants Featuring Bobby Hackett & Dizzy Gillespie (Lone Hill Jazz, 2004)


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Motion Poetry, Knitting Factory, 05.12.2000 © Pet...
  • Dedicado à vida, à música e ao espírito do grande...
  • "(…) This time - presumptuously, but with the en...
  • Gravado ao vivo no Tonic de Nova Iorque em Abril ...
  • Martin Archer (Discus) tocou, produziu e propõe-...
  • The Bridge / What's New? / Our Man in Jazz / Son...
  • Outback, Mike Osborne [FMR] Mike Osborne (sax al...
  • A VPRO (Jazz op Vier) transmite a segunda parte d...
  • Com Paul Dunmall e Evan Parker, Simon Picard faz ...
  • [Esta foi gamada com muito gosto e descaramento ...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger