Gravado ao vivo no Tonic de Nova Iorque em Abril de 2003, Saturn, Conjunct the Grand Canyon in a Sweet Embrace inclui a segunda parte de um concerto de dois dos maiores compositores e improvisadores do novo jazz: Wadada Leo Smith e Anthony Braxton.
Oriundos da Association for the Advancement of Creative Musicians (AACM), Wadada (trompete, fliscórnio) e Braxton (saxofones alto, soprano e sopranino), encontraram-se naquela que constituiu a primeira vez que o duo gravou música da sua exclusiva composição. Ambos artistas são responsáveis por alguns dos mais importante movimentos e avanços que a new music e o jazz produziram nos últimos 30/40 anos.
Esta prima por ser uma sessão exaltante, mista de terra (Wadada) e fogo (Braxton), pelo virtuosismo e imensa criatividade que conduzem o ouvinte numa viagem através de um conjunto de diálogos abstractos em tom coloquial. O estilo é o de uma conversa musical entre velhos amigos, construída a partir de três composições, uma de cada autor e uma terceira em parceria.
Saturn, Conjunct the Grand Canyon in a Sweet Embrace, fornece uma oportunidade soberana de ouvir estes dois monstros da moderna música improvisada com raízes bem nas tradições do jazz e dos blues, sem outro acompanhamento que não o que reciprocamente se oferecem, e em que o difícil descortinar o que é composição escrita e o que vem a ser criação espontânea.