Dedicado à vida, à música e ao espírito do grande contrabaixista do novo jazz norte-americano que foi Wilber Morris ("yeah...yeah..."), desaparecido pouco menos de um mês antes, Louie Belogenis, saxofonista tenor do quarteto Prima Materia e do duo com Rashied Ali, arregimentou um quarteto com Roy Campbell, Jr., trompetista entre muitos, do quarteto Other Dimensions in Music; Hill Greene, contrabaixista das preferências de Charles Gayle, tal como o baterista Michael Wimberley - um quarteto de puta madre do free jazz norte‑americano, sob a denominação EXUBERANCE. Intencionalmente ou não, a exuberância era uma característica da música de Wilber Morris, e esta obra, mais que de exuberância, transborda de espiritualidade, melancolia e meditação; uma elegia dedicada ao mestre que inspirou dezenas de músicos. No geral, o quarteto optou por um estilo de free jazz matizado de world music, em ritmos afro‑asiáticos e suavidades funk ocasionalmente mais intensas, embora com a contenção própria de uma obra de sentida homenagem. Profundamente lírico e meditativo, o disco começa com Offering, um tema em duo, soprado pelo tenor de Belogenis com tonalidades de madeira e pela trompete bluesy de Roy Campbell. The Other Shore prossegue com Afro Eurasian Sketches, que adiciona congas aos instrumentos de sopro, progredindo suavemente para Fulcrum e Walking in Loisada, onde já se faz sentir uma brisa mais forte dos lados dos trópicos, sem no entanto levantar as pedras da calçada ou enveredar por ambiente tórridos típicos de alguma new thing que Morris também professou e instigou. A calmaria regressa a Terpsichore e a The Other Shore, para retomar a excitação moderada em Exuberance e encerrar com Elegy for Wilber Morris.
Tive a felicidade de ter conhecido pessoalmente Wilber Morris e de conviver com ele durante umas horas inesquecíveis, momentos que recordo com prazer enquanto ouço este disco feiro de respeito, admiração e dignidade. Exuberance - The Other Shore (Boxholder Records, 2003)