Image hosted by Photobucket.com
14.12.04
 

Nos anos 50, Manny Albam (1922-2001), que ficou para a história como um notável arranjador, além de compor e gravar música para genéricos de cinema, séries de televisão e filmes publicitários, gravou uma série de álbuns em nome próprio como regente de pequenas orquestras. Nelas participaram alguns dos melhores músicos de jazz da West Coast, e a música assentava na feliz interdependência entre a escrita elaborada e a liberdade de criação no momento. O estilo elegante de Albam foi buscar influências ao período do swing, em particular às orquestras de Count Basie, que o arranjador refrescou e actualizou com elementos do bebop.
Esta edição dupla inclui, no primeiro disco, dois LPs gravados em 1957 para a Coral, sob o título The Jazz Greats of Our Time, em que pontificam essencialmente músicos de Nova Iorque (temas 1-7 do primeiro disco) e de Los Angeles (temas 8-14). Entre eles, avultam Nick Travis, Art Farmer, Harry Edison, Conte Candoli, Bob Brookmeyer, Phil Woods, Al Cohn, Zoot Sims, Bill Holman, Gerry Mulligan, Osie Johnson, Charlie Mariano, Milt Hinton, Lou Levy, Hank Jones e Pepper Adams.
O segundo disco agrupa temas sobrantes das sessões que preencheram os dois LPs do primeiro CD, que haviam sido editadas num terceiro LP sob o título Jazz Cornucopia, bem como uma série de faixas gravadas em concerto realizado no Town Hall de Nova Iorque, em 1958, produzido pela revista Down Beat. Gravações em mono e stereo, com som restaurado. Pela primeira vez editadas em CD.


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Publicado em 2001, The Complete Blue Note Sessio...
  • Roberto Barahona foi ao Second Book John Zorn, Ton...
  • 1957 estava a chegar ao fim, quando a editora Be...
  • Conta-se que há uma década atrás, John Zorn comp...
  • Este fim-de-semana, em PuroJazz ...
  • Juntar dois saxes tenor, contrabaixo e bateria num...
  • Sobre o concerto do Spring Heel Jack de sábado à ...
  • Deus sabe quanto eu gosto do som de Booker Ervin...
  • Simon H. Fell, prodigioso contrabaixista e compos...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger