Nos anos 50, Manny Albam (1922-2001), que ficou para a história como um notável arranjador, além de compor e gravar música para genéricos de cinema, séries de televisão e filmes publicitários, gravou uma série de álbuns em nome próprio como regente de pequenas orquestras. Nelas participaram alguns dos melhores músicos de jazz da West Coast, e a música assentava na feliz interdependência entre a escrita elaborada e a liberdade de criação no momento. O estilo elegante de Albam foi buscar influências ao período do swing, em particular às orquestras de Count Basie, que o arranjador refrescou e actualizou com elementos do bebop.
Esta edição dupla inclui, no primeiro disco, dois LPs gravados em 1957 para a Coral, sob o título The Jazz Greats of Our Time, em que pontificam essencialmente músicos de Nova Iorque (temas 1-7 do primeiro disco) e de Los Angeles (temas 8-14). Entre eles, avultam Nick Travis, Art Farmer, Harry Edison, Conte Candoli, Bob Brookmeyer, Phil Woods, Al Cohn, Zoot Sims, Bill Holman, Gerry Mulligan, Osie Johnson, Charlie Mariano, Milt Hinton, Lou Levy, Hank Jones e Pepper Adams.
O segundo disco agrupa temas sobrantes das sessões que preencheram os dois LPs do primeiro CD, que haviam sido editadas num terceiro LP sob o título Jazz Cornucopia, bem como uma série de faixas gravadas em concerto realizado no Town Hall de Nova Iorque, em 1958, produzido pela revista Down Beat. Gravações em mono e stereo, com som restaurado. Pela primeira vez editadas em CD.