Image hosted by Photobucket.com
13.12.04
 


1957 estava a chegar ao fim, quando a editora Bethlehem, fundada três anos antes em Nova Iorque, gravou uma sessão de Art Blakey, organizada em duas secções. A primeira, em quinteto com um John Coltrane contemporâneo da fase Prestige e pós Blue Train, numa altura em que o saxofonista se encontrava em pleno processo de regeneração física, mental e espiritual. E outra secção, em que Coltrane integra a big band de Art Blakey. Com Donald Byrd, Ray Copeland, Bill Hardman, Idrees Sulieman, Jimmy Cleveland, Melba Liston, Frank Rehak, Bill Graham, Sahib Shihab, Al Cohn, Bill Slapin, Walter Bishop Jr. E Wendell Marshall.
A par da colaboração com Thelonious Monk – a mais importante daquele ano de 1957 - Coltrane pretendia diversificar e expandir a sua música, através da associação com outros músicos. É neste espírito que se enquadra a colaboração com Art Blakey, da qual nasceu Bethlehem Years / John Coltrane - John Coltrane with Art Blakey´s Quintet and Big Band. Duas sessões hardbop produzidas por Lee Kraft, com larga vantagem para os sopradores, na melhor tradição dos Jazz Messengers. Ambas as secções foram recentemente reunidas numa única edição da Lone Hill Jazz, sob o título John Coltrane with Art Blakey – Complete Lee Kraft Sessions With Art Blakey. O disco inclui ainda Hard Drive (Bethlehem), álbum de Outubro de 1957 de Art Blakey & The Jazz Messengers (Art Blakey, Johnny Griffin, Bill Hardman, Junior Mance, Sam Dockery e Spanky De Brest), com o tenor de Johnny Griffin em destaque e os Messengers ainda a definir a imagem que viria a marcar os seus 30 anos de actividade, baseada em swing forte, diferentes tonalidades de blues e intensas participações solísticas. No centro destas três sessões, em pequenos combos e big band, está o poder rítmico e a condução de Art Blakey.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Conta-se que há uma década atrás, John Zorn comp...
  • Este fim-de-semana, em PuroJazz ...
  • Juntar dois saxes tenor, contrabaixo e bateria num...
  • Sobre o concerto do Spring Heel Jack de sábado à ...
  • Deus sabe quanto eu gosto do som de Booker Ervin...
  • Simon H. Fell, prodigioso contrabaixista e compos...
  • O dia 9 de Dezembro de 2004 é uma data histórica...
  • Na ZDB, sábado, 11 de Dezembro, às 23h00 Jazz_se...
  • François Raulin Trio, em concerto no European Try...
  • Basta sintonizar e ouvir. Ainda agora tocava "Por...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger