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16.12.04
 
Admiradores de Joe McPhee, de Joe Fonda ou de ambos, atentai nisto!
A editora alemã Konnex, fundada por Manfred Schiek, lançou há relativamente pouco tempo um disco em que aquelas duas grandes figuras do jazz de actual aparecem juntas e ao vivo, emparceirando com dois outros nomes vanguardistas do jazz. No caso, com Cliff White, em saxofones alto, tenor e barítono, e Ben Karetnick, bateria e percussão.
Parece pouco?! Só quem andar fora da graça dos deuses improvisadores é que não encara um acontecimento desta natureza com o carinho e a emoção que ele seguramente desperta. Graças a Michael Ehlers, o homem por detrás da Eremite, que deslocou o seu Mobile Recordig Unit para o interior da sala de concertos, aqui temos finalmente o registo fonográfico da primeira e potente performance ao vivo deste quarteto. Foi numa noite de extremo calor, supostamente a noite mais quente do ano de 2002 (daí o título Heat Suite), que Fonda e seus amigos se apresentaram perante o público que habitualmente frequenta a Unitarian Meeting House, em Amherst, MA, cidade do Pioneer Valley, conhecida nos meios do free jazz e da chamada música improvisada criativa por ser a terra em que se realiza o afamado Fire In The Valley Festival, um ícone do free jazz actual.
Heat Suite - o nome não me deixa mentir - é uma sequência de temas a ferver (Parts 1-4), nascidos da improvisação colectiva em que participou esta associação de músicos liderada pelo contrabaixista Joe Fonda. Resuktado que deve menos ao trabalho prévio de estruturação e organização das sequências musicais, que ao seu instantâneo e instintivo desenvolvimento. 10% de uma, 90% de outra - receita perigosa e potencialmente condenada ao falhanço noutras mãos; infalível nestas.
Não admira, pois, que o produto seja em muito superior à soma dos contributos individuais de cada artista. E que artistas! Joe Fonda dirige as operações, bem à sua maneira, sem impor a omnipresença, dando largas à capacidade de adaptação a quaisquer ambientes sonoros em que se veja lançado, o camaleão que ousa atravessar todas as imprevisíveis direcções da música com a marca distintiva do seu som espesso e cremoso. Um mestre, na acepção comum do termo. De Joe Mcphee (saxes tenor e soprano, pocket trumpet) pode dizer-se rigorosamente o mesmo, sem tirar uma vírgula que seja, acrescentando apenas que a sua aparição neste set é susceptível de revelar aspectos escondidos e pouco habituais do som McPhee, que só se manifestam quando o saxofonista surge acompanhado de uma alma gémea, às vezes Joe Giardullo; neste caso, Clifford White, com quem mantém um nível comunicacional digno de nota. Benjamin Karetnick, antigo discípulo de Barry Altschul, assegura, com intuição e inteligência, o trabalho propulsor. Quase sempre por sua exclusiva conta, já que Fonda (contrabaixo, flauta, voz e percussão) está muito mais para lá, sem querer saber de marcações de tempo.
Um quarteto ad-hoc que mal nasceu e já atingiu a maturidade, logo ao primeiro tiro. Espantoso, como quase tudo em que Joe Fonda e Joe McPhee põem o nome por baixo.



 


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