Image hosted by Photobucket.com
25.12.04
 
À boleia do excitante blog de MrCool, Deep & Lounge, fui dar com a MiMi Records, netlabel portuguesa dedicada à divulgação do que se faz em Portugal e no Japão relativamente às novas tendências da música electrónica (electrónica, i.d.m., glitch, noise, digital hardcore, experimentalismo), e como forma de intercambiar experiências musicais entre músicos dos dois países. "Tudo começou quando assisti a um concerto de música e dança tradicional japonesa para comemorar os 460 anos de amizade Portugal-Japão, organizado pela Embaixada do Japão em Portugal. Porque não continuarmos esta amizade usando a "nova música"? E assim nasceu a MiMi, palavra japonesa para ouvido".
Fui então à Mim. Foi-me apresentado um punhado de artistas lusos e japoneses, que investiguei com muito agrado, porque o experimentalismo electrónico é um mundo musical que entra na minha dieta e me interessa sobremaneira. No decurso da pesquisa deparei-me com Transparent, de XASTRE, música que se auto-define como "poética, relaxante e simultaneamente dinâmica e electro-orgânica. Composições relacionadas com o círculo interior da existência Humana e Universal, o modo como o Homem cria estigmas e os mesmos conduzem a níveis espirituais: magnanimidade e libertação. Todos os vícios estão presentes mas mentalmente exorcisados em sons e profundas atmosferas". Realmente fascinante, a música de XASTRE, característica comum às demais edições que ouvi.

A não perder são também as investigações electrónicas das luso-netlabels Enough Records, Test Tube e Stealing Orchestra, por sugestão de MrCool.


 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Foram discos como este que modernizaram o jazz d...
  • Boas Festas!
  • Territory Band 3 - Vandermark / Baker / Bishop / ...
  • Como é que um país que não ouve STEAM pode pensar...
  • Murmúrios taciturnos proferidos em câmara lenta. ...
  • Jim Hall, Buddy Collette, Bud Shank – há que tem...
  • A Revista, Inverno de 2004
  • Em tempos de relativa crise criativa, à míngua de ...
  • Com uma dedicatória ao Nuno "Cat-y-o" Catarino, ...
  • Pouco público a assistir à estreia mundial (di...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger