Image hosted by Photobucket.com
7.6.08
 

Photobucket

Músico e cineasta norte-americano, David Michalak escreveu as peças acústicas de Ghost in the House para serem interpretadas por um quarteto formado por cordas, sopros, percussão e objectos estranhos. Cada som ou conjunto de sons foi escolhido para sugerir imagens e criar uma associação íntima entre fotogramas em movimento e banda sonora instrumental. Intervêm David Michalak, em lap steel guitar e buffalo drum; Karen Stackpole; gongs, percussão; Kyle Bruckmann, oboé e trompa; e Tom Nunn, com a habitual parafernália de invenções originais, coisas que não lembram ao demo – todos membros da cena vanguardista da Costa Oeste dos EUA, músicos familiarizados com as duas principais formas de expressão que Michalak favorece neste projecto, o free jazz e a livre-improvisação. Como o título sugere, Ghost In the House lida com fantasmas, que tanto podem estar na nossa cabeça, como à nossa volta ou na cabeça dos outros, e com modo como uns e outros comunicam entre si. Por um lado, exploram-se sonoridades arrepiantes, imagens tétricas e arrepiantes vão tomando forma a passo lento, ambientes de tensão e suspense que provocam aquela sensação de que algo de sinistro está para acontecer, aspecto que o grupo sabe gerir da maneira mais eficiente. Por outro lado, os temas funcionam como esboços sonoros de ideias para filmes que o realizador e compositor tem em mente, que anota e arranja musicalmente, em vez de usar o caderninho do costume, seja o Moleskine da moda, genuíno ou contrafeito, ou outro qualquer. Sons glaucos, matéria onírica, imaginário fantasmagórico, ideias acentuadas pelo oboé de Bruckmann e, sobretudo, pelos gongs de Karen Stakpole, já para não falar no ranger de dentes causado pelos sons que Tom Nunn extrai dos instrumentos que inventa. Profundas e misteriosas, algumas das sete composições de Ghost in the House chegam a ser perturbantes e a fazer olhar por cima do ombro, não vá andar por ali o Fantasminha Brincalhão do Avô Cantigas. Edição da Edgetone Records.

Photobucket

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Improvised Music From Japan, Vol. 7
  • De Tim Hagans tem-se dito muita coisa, boa e menos...
  • SIGNAL TO NOISE, THE JOURNAL OF IMPROVISED & EXPER...
  • A maior mostra de música portuguesa realizada até ...
  • Oktave – Die Buffetmusik [OTR045]. Denis Borisov e...
  • Novos podcasts no Freemusic:track #105: Tenor Madn...
  • nord/est - ijslandgnol [adz007]3 pieces recorded b...
  • John Zorn Presents the Aleph-Bet Sound ProjectJune...
  • krill.minima – urlaub auf balkonienHipnotismo em p...
  • Uma das mais importantes reedições dos últimos tem...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger