Image hosted by Photobucket.com
2.3.08
 

Cornelius Cardew (1936-1981), compositor britânico do Séc. XX, exerceu profunda influência no desenvolvimento da composição experimental da música improvisada europeia e da performance. Entre 1958 e 1960 foi assistente de Karlheinz Stockhausen em Colónia, no Electronic Music Studio. Em 1965 estudou com Goffredo Petrassi. Fundou a Scratch Orchestra com Howard Skempton e Michael Parsons. Fez parte do Peoples Liberation Music, com Laurie Scott Baker, John Marcangelo, Vicky Silva, Hugh Shrapnel, Keith Rowe e outros. Escreveu textos de análise estética e musical e um manifesto sob a forma de livro em que criticou o seu trabalho, o de Cage e o de Stockhausen, o famoso Stockhausen Serves Imperialism, decepcionado com o caminho que a música contemporânea estava a tomar, e numa perspectiva obviamente marxista. Enquanto improvisador em piano e violoncelo, a partir de 1966 e até 1973, fez parte do trio AMM, tendo participado logo no primeiro disco do grupo de Lou Gare, Eddie Prévost e Keith Rowe, AMM Music (ReR Megacorp, 1966), seguindo-se The Crypt, em 1968 (Matchless Recordings). Morreu em 1981, em Londres, vítima de atropelamento e fuga. Em 1985, amigos e colegas organizaram um concerto em sua memória, evento que deu origem a um duplo LP editado em 1985 pela Impetus Records: Cornelius Cardew Memorial Concert. Na Ubu Web (right click + save as). Onde também se pode encontrar o documentário que a BBC realizou sobre Cornelius Cardew.

AMMMusic

AMM Music

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Africa/Brass ao Sol
  • Uma curiosidade: da turca Anatólia chegam ondas de...
  • Inde Du Sud, Temple de Chidambaram - Periya Melam ...
  • Monkey-Pockie-Boo está longe de pertencer à melhor...
  • Myra Melford no Jazz on 3! A pianista presta homen...
  • ALL ABOUT JAZZ - NEW YORK - # March 2008On the Cov...
  • A 4 de Março sai o novo disco dos Spring Heel Jack...
  • TrianguliZona - Flossy [Test Tube # 113]Abaixo da ...
  • o lugar das palavras[Edward Hopper, Sun in an Empt...
  • Sleeping Beauty. Sun Ra acessível e apto à satisfa...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger