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2.12.07
 
O duo Masul é composto por Paul Giallorenzo e por Thomas Mejer. Giallorenzo é improvisador de Chicago, oriundo de Nova Iorque, devotado ao desenho sonoro através de piano e derivados electrónicos. Nesta actividade, tem apreciado todos os contextos estéticos, jazz, noise, improvisação livre, electroacústica, o que vier, em troca de experiências com Fred Lonberg-Holm, Jeb Bishop, Dave Rempis, Tim Daisy e outros. Mejer, de Lucerna, Suiça, também tem formação jazzística e estudou com Urs Leimgruber, Marcus Weiss e Vinko Globokar, dedicando-se essencialmente ao trabalho com saxofone contrabaixo em grupos com Martin Schütz, Fredy Studer, Michael Zerang, Fred Lonberg-Holm e outros. A proposta que elaboraram conjuntamente, intitulada The Arousal City (Creative Sources Recordings, 2007), inscreve-se num domínio estético muito vasto e activo, o da música improvisada de base electroacústica, com a vantagem de ser original relativamente à maioria dos projectos que têm vindo a surgir nesta área, um pouco por toda a parte. Paul Giallorenzo e Thomas Mejer apresentam uma proposta encantatória, no limiar entre o sono e a vigília. Com uma base instrumental constituída por sintetizador, piano, samples, computador (Giallorenzo), e saxofone contrabaixo, samples, e computador (Mejer), o duo ficciona estados alternados de lucidez e alienação, consciência e inconsciência, que percorre de cima a baixo num tom dolente de torpor glauco, induzido pelas tonalidades sépia e cinza que vão sendo impressas em fonogramas de exposição lenta. Inquietante é a permanente sensação de que algo está para acontecer a cada passo, tão bem a dupla gere o dramatismo e o momentum das ocorrências. Para tanto, além da execução instrumental, em que se destaca o espesso e prolongado rumorejar do saxofone, o piano distante e o drones electrónicos, indutores de estados sonoros que primam por uma certa irrealidade melancólica, o Masul aplica várias lentes sobre a realidade circundante, desfocam-na intencionalmente e fragmentam-na em imagens parcelares, sem que com isso a música perca a coerência interna e a noção de conjunto ao longo da narrativa não-idiomática que vai tomando forma. A sensação geral é a que se tem ao acordar de um sonho de que fica pouco para recordar. Visões difusas, agradáveis e envolventes, que fogem no preciso instante em que se deixam aprisionar. Gravação de 2005, realizada no 3030 (actual Elastic), em Chicago.

 


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