Image hosted by Photobucket.com
9.11.07
 
Chegaram duas novas edições da querida Edgetone Records, editora do meu amigo, saxofonista e entrepreneur Rent Romus, cujo infatigável trabalho louvo a cada passo. COMAOrnamental Urban Shrubbery, e Eddie the Rat Insomnia Sound Bible, é deles que se trata. COMA é a sigla de California Outside Music Associates, e Eddie the Rat é o pseudónimo do compositor e multi-instrumentista Peter Martin, também ele da Costa Oeste dos EUA. Ouvi primeiro a Shrubbery do COMA, segundo disco desta associação sob a forma de trio, com John Vaughn (saxofones, percussão e theremin), Zone (violoncelo, baixo eléctrico e percussão) e Dax Compise (percussão). Sem grandes novidades no cardápio, mesmo assim o COMA diz ao que vem, confecciona com esmero e o resultado deixa impressão duradoura. Ouve-se bem e com gosto, mesmo quando num tema ou noutro o trio parece querer enveredar por um somatório de lugares comuns próprios de alguma música improvisada. Porém, parecem sentir a escorregadela e não chegam a estatelar-se ao comprido como cheguei a temer a certa altura. No final, fica-se com a sensação de que tem potencial para interessar. A rapaziada parece simpática e interessada no que faz. Resolvidos um ou outro equívoco e hesitação, para a próxima será seguramente melhor.
Com Eddie the Rat e Insomnia Sound Bible, o caso muda de figura, e já dá amplamente para o gasto. Até sobra. Porque nem só de energia rock/folk e boa vontade experimental pode viver um projecto sólido e consistente numa área musical muito batida como é esta, sobretudo nos últimos tempos, em que os artistas folk pareciam ser mais que os pombos no Rossio. Sente-se que o projecto caminha para lá, mas ainda lhe falta um danoninho assim em matéria de concisão. Há criatividade, ideias, fantasia, mas falta saber gerir aquilo tudo sem recurso à colagem e à sobreposição excessivas. Menos pode ser (tantas vezes é) mais. Mesmo assim, Peter Martin e a sua banda alargada – anda por aqui muita gente a ajudar à festa, na página da Edgetone contei 30 e tantos músicos, muita doideira, vozes naturais e em falsete (o melhor do disco), coros, trompete, clarinete, violino, piano, guitarra, outras cordas, percussão, instrumentos de manufactura caseira, sons pequeninos, sons maiores, sons do outro mundo, o diabo a sete – Martin, dizia, sabe contar histórias através de música e o disco chega a ter momentos de altíssimo nível. Se fosse na onda de dar estrelas, coisa que sempre detestei fazer, só por obrigação, este seria um daqueles em que se acenderiam três luzinhas e meia, com a outras uma e meia fundidas. Por causa do granel e da excessiva duração da empreitada (74'), que cansa um bocado, tanta é a informação por segundo. Metade ou pouco mais chegava bem para as encomendas. Só por isso levam no toutiço.

 


<< Home
jazz, música improvisada, electrónica, new music e tudo à volta

e-mail

eduardovchagas@hotmail.com

arquivo

setembro 2004
outubro 2004
novembro 2004
dezembro 2004
janeiro 2005
fevereiro 2005
março 2005
abril 2005
maio 2005
junho 2005
julho 2005
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007
janeiro 2008
fevereiro 2008
março 2008
abril 2008
maio 2008
junho 2008
julho 2008
agosto 2008
setembro 2008
outubro 2008
novembro 2008
dezembro 2008
janeiro 2009
fevereiro 2009
março 2009
abril 2009
maio 2009
junho 2009
julho 2009
agosto 2009
setembro 2009
outubro 2009
novembro 2009
dezembro 2009
janeiro 2010
fevereiro 2010
junho 2011
maio 2012
setembro 2012

previous posts

  • Amir ElSaffar, trompetista iraco-americano a viver...
  • The Context of Pleasures, Tempestuous, novidade na...
  • Boas notícias: Space (Staubgold) e Space Solo 1 (Q...
  • Por junto, dei apenas duas demãos completas no Liv...
  • Confesso que desta não estava à espera: em CD, a g...
  • Em concerto no Stralau, 68, Berlim (local entreta...
  • High energy outrageous music?! Não sei porquê… Bom...
  • O projecto canadiano NADJA (Aidan Baker e Leah Buc...
  • Outubro de 1982. Derek Bailey e Cyro Baptista enco...
  • A 6 de Novembro, na High Two Records, sai um disco...

  • links

  • Improvisos ao Sul
  • Galeria Zé dos Bois
  • Crí­tica de Música
  • Tomajazz
  • PuroJazz
  • Oro Molido
  • Juan Beat
  • Almocreve das Petas
  • Intervenções Sonoras
  • Da Literatura
  • Hit da Breakz
  • Agenda Electrónica
  • Destination: Out
  • Taran's Free Jazz Hour
  • François Carrier, liens
  • Free Jazz Org
  • La Montaña Rusa
  • Descrita
  • Just Outside
  • BendingCorners
  • metropolis
  • Blentwell
  • artesonoro.org
  • Rui Eduardo Paes
  • Clube Mercado
  • Ayler Records
  • o zurret d'artal
  • Creative Sources Recordings
  • ((flur))
  • Esquilo
  • Insubordinations
  • Sonoridades
  • Test Tube
  • audEo info
  • Sobre Sites / Jazz
  • Blogo no Sapo/Artes & Letras
  • Abrupto
  • Blog do Lenhador
  • JazzLogical
  • O Sítio do Jazz
  • Indústrias Culturais
  • Ricardo.pt
  • Crónicas da Terra
  • Improv Podcasts
  • Creative Commons License
    Powered by Blogger