Saída recente na
EMANEM,
The Geometry of Sentiment reencontra o saxofonista britânico
John Butcher, inventor da sua própria linguagem a partir das descobertas de
Evan Parker e de outros grandes, nos ambientes a solo da sua predilecção, algures na Europa (2004) e no Japão (2006). Nas suas incursões a solo, Butcher interessa-se por espaços co
m características especiais em matéria d
e ambiente acústico, como igrejas, museus, galerias de arte, cavernas, grutas, gasómetros (!), etc, escolhidos de modo a permitir melhor evidenciar determinados aspectos do som e interagir com o eco e a reverberação natural, como aconteceu em
Cavern with Nightlife, disco editado na sua
Weight of Wax, para o qual desceu às profundezas de uma caverna japonesa. Ouvido tanto em soprano como em tenor, com e sem processamento sonoro, Butcher a solo é um prazer para os ouvidos. Extrai do saxofone sons que ainda há um tempo não se suspeitava possíveis de ouvir de um tal instrumento, e sem perder o fio condutor do discurso musical, mesmo quando o assunto versado é a mais comlexa teia de texturas e granulados. Um dos melhores momentos do disco, sem dúvida, é
But More So (for Derek Bailey), sentida dedicatória ao guitarrista britânico desaparecido em 2005. Para desabrochar,
The Geometry of Sentiment precisa de atenção cuidada e audição repetida.